19 de dezembro de 2011

A Casa Grande de Nova Olinda

Fachada da Casa Grande de Nova Olinda em 2006 - foto de Allan Patrick

A Fundação Casa Grande, fundada pelo casal de músicos e arqueólogos Alemberg Quindins e Roseane Lima Verde, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo proporcionar a crianças e jovens a formação social e cultural e tem cinco programas: educação infantil, profissionalização de jovens, empreendedorismo social, geração de renda familiar e sustentabilidade institucional.

Alemberg e Roseane são pioneiros na pesquisa etnomusical, em suas pesquisas buscavam nos mitos e nas lendas da etnia kariri que habitavam a região inspiração para seus trabalhos e coletavam cacos de panela indígena, utensílios de pedra, entre outros objetos que eram encontrados nos roçados ou que recebiam dos moradores locais.

As peças arqueológicas, registros fotográficos de sítios arqueológicos, também considerados por eles lugares mitológicos, além de gravações da tradição oral da região despertou o interesse de professores e estudantes, como fonte de pesquisa sobre a cultura kariri.

Alemberg decidiu reformar uma antiga casa abandonada, que se encontrava em posse de sua família desde 1832, para reunir em lugar mais adequado o acervo do casal.

O imóvel escolhido para ser a sede da Fundação Casa Grande possui grande importância histórica, pois foi construída no início do século XVIII, em plena expansão colonial pelo sertão nordestino, ao lado de uma capela e um cemitério, dando origem ao povoado de Tapera. A Casa Grande simboliza, assim, a ocupação portuguesa dos sertões nordestinos, a opressão e dizimação das etnias indígenas da região e o início do ciclo do couro, no nordeste.

A casa velha, com fama de “mal-assombrada” passou, a partir de 1992 a sediar o Memorial do Homem Kariri. No espaço Alemberg e Roseane convidavam as para brincadeiras e contação de histórias do homem Kariri, a partir do acervo do Memorial.

As crianças do projeto recontavam as histórias aos visitantes e aos poucos assumiam funções de gestão no projeto e o desafio das atividades educativas da sua própria história, enquanto povo daquele lugar, ampliando seu repertório cultural e gerando perspectivas e oportunidades de inclusão social e profissional.

Com essa visão, Alemberg e Roseane criaram alguns núcleos pelos quais todas as crianças passam: Memória, Identidade, Patrimônio, Mitologia, Arqueologia, Gestão Cultural, Meio Ambiente, Arte, Cidadania, Turismo Comunitário e Sustentabilidade.

Em parceria com o Estado do Ceará e organizações internacionais a Fundação cresceu e ganhou novos espaços, como o teatro Violeta Arraes que já recebeu inúmeros artistas da região e do Brasil e os laboratórios de rádio FM, TV, internet e uma editora para a produção de materiais educativos.

A Fundação Casa Grande desenvolve um trabalho sólido que integra a arqueologia com a mitologia, colocando os saberes e vestígios do homem kariri no presente das crianças e jovens que aprendem a olhar seu passado com orgulho e a se sentir pertencentes a uma cultura e uma história.

A história da Fundação Casa Grande é atualmente reconhecida hoje em todo o Brasil, pelos impactos na vida das crianças, de suas famílias e de toda a comunidade de Nova Olinda.

A professora altaneirense Heloisa Bitu também é parceira da Fundação Casa Grande

Clique no endereço abaixo e confira a postagem dos achados de Heloisa:

http://www.blogdealtaneira.com.br/2010/05/arqueologia-em-altaneira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.