4 de dezembro de 2011

Decisão do Brasileirão: Vasco x Corinthians

Um time joga no Rio de Janeiro, o outro em joga em São Paulo, mas decidem o Campeonato mais concorrido da história do futebol brasileiro. Só os melhores podem sangrar-se Campeão.

Vou assistir o jogo no Crato, mas fico imaginando como será a reação dos altaneirenses nessa tarde de decisão.

É indiscutível que o time de maior torcida em Altaneira é e sempre foi o Vasco da Gama. Por outro lado o Corinthians era conhecido na cidade por ser o time de um único torcedor, o nosso Professor Ivanildo Cidrão.

Em Altaneira quase todos os desportistas torciam por dois time, o primeiro time era sempre um Carioca e depois um Paulista. Ivanildo invertia a regra o seu primeiro time era o Corinthians e o segundo o Botafogo, busquei na memória outro torcedor corinthiano, mas ainda não lembrei.

Com apenas seis anos comecei a torcer pelo Vasco, lembro que com muita insistência Dona Maria permitiu que ficasse na Praça a poucos metros de nossa casa para ouvir o jogo pelo rádio.

Naquele época as pessoas assistia os jogos através do rádio. O grito de gol surgiu e a euforia foi geral. Era a decisão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1974 que teve pela terceira vez um clube carioca como campeão: o Vasco da Gama.

Nessa partida histórica o grupo cruzmaltino contava com: Andrada, Fidelis, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir, Zanata e Ademir; Jorginho Carvoeiro, Roberto Dinamite e Luis Carlos. O técnico era Mário Travaglini.

Roberto Dinamite já despontava como o grande artilheiro do Brasil.

Passei acompanhar os jogos pelo rádio juntamente com Gledson, filho do falecido seu Olívio, outro fanático vascaíno.

Em comum nas tarde em que o Vasco sagrava-se campeão o comerciante Roso Bitu distribuía doces e bombom para crianças que passavam em frente ao seu comercio.

A bodega de Mauro Plácido ficava lotada de vascaínos em dia de jogos decisivos, ouvíamos as belíssimas narrações de Jorge Cury e Valdir Amaral.

Os tempos são outros, a mídia produziu novos corinthianos, que não tem muito que comemorar, mas se orgulham de ser “um bando de loucos” e formar a maior torcida Brasil.

Independentemente do Campeão temos a certeza, que apesar das falhas de arbitragem, teremos um campeão legítimo, sem os arranjos como ocorreu na vergonhosa última rodada de 2009.

Que vença o Melhor!

2 comentários:

  1. Hoje eu não teria tanta certeza em afirmar que Altaneira tem mais vascaínos...

    Independentemente do resultado Corinthians, EU NUNCA VOU TE ABANDONAR.

    JOGAI POR NÓIS E PELO DR. SÓCRATES...

    ResponderExcluir
  2. Em nome de toda torcida corintiana Paulista, parabéns ao o único torcedor do corinthians de Altaneira Ivanildo Cidrão. :)
    Ass.: Antonio Rodrigues de Assis.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.