16 de dezembro de 2010

60 Anos de Adevaldo Almeida

Capa do Folder
O comerciante Antonio Almeida Arrais, mais conhecido como Adevaldo, comemorou ontem (15/12) no Buffet Lagarta Pintada na cidade do Crato a passagem dos seus 60 anos de idade.

Uma festa super animada que contou com a presença de pessoas do diversos segmentos da classe comercial do Cariri, em especial da construção civil, parentes  e vários amigos das cidades de Altaneira e Assaré.

O ponto alto da festa foi uma homenagem promovida pelos filhos do Dr. Adevaldo, Everardo, Elydiane  e Paula Elayse que apresentaram testemunhos da simplicidade, dignidade, honestidade,  honradez e do caráter de pai, chefe de família e profissional e acima de tudo o respeito que tem pelas pessoas que o cercam.

Na recepção da festa foi distribuído a todos os convidados um folder (imagem ao lado e embaixo) com fotos e um texto da história do Dr. Adevaldo Almeida, Advogado e comerciante na cidade do Crato.

Confira o breve histórico da vida do Dr. Adevaldo Arrais entregue aos convidados:

A história de Dr. Adevaldo Almeida


Palavras simples, mas de profundo significado podem resumir a vida de Antonio Almeida Arrais, o Dr. Adevaldo. Simplicidade, dignidade, honestidade e respeito pelas pessoas. Essas palavras expressam o que ele aprendeu com seus pais, o Sr. José Almeida Arrais, seu Zeca Almeida e de sua mãe, a Sra. Maria Lucinda Almeida, Dona Tiloca.

Nascido 15 de dezembro de 1950, no sertão dos Inhamuns, precisamente no distrito de Mucambo, atual Município de Antonia do Norte, foi último filho de quatro irmãos.

Seus primeiros 8 anos foi criado no Sítio Várzea Comprida, a margem do Rio Barrigudas no Município de Assaré. Lá começou a despertar e sentir o que era a pobreza, as dificuldades de uma infância sofrida.

Em 1958, fugindo da seca, seus mudaram-se para o Distrito de Santa Tereza, hoje Município de Altaneira. Na sua adolescência frequentou a Escola de Dona Fausta Venâncio, sua primeira Professora. Esta época já ajudava seus pais nas tarefas de pecuária, também, nas horas vagas, vendia água em um jumento para ganhar uns trocados. Nos finais de semana arranjava tempo para trabalhar como engraxate no estabelecimento comercial de seu pai.

Em 1966 transfere-se para o Crato para estudar o ultimo ano primário no Colégio Diocesano, lá também cursou o ginasial (ensino fundamental) e o cientifico (ensino médio). Nos finais de semana voltava à sua terra para ajudar seu pai nas tarefas de comércio.

Teve uma juventude pobre, às vezes não tinha dinheiro para ir ao cinema ou tomar um lanche na antiga Lanchonete Primavera, mas já tinha crédito e lanchava fiado no Bar Tupi, do seu Manoel Pereira, seu vizinho.

Jovem simples, de bons hábitos, não bebia, não fumava e não deixava crescer o cabelo, pois seu pai não o deixava aderir à moda da época.

Desde cedo Adevaldo despertou para o comercio, quando começou ajudando seu pai, que tinha um sonho: ver o filho doutor. Tentou, em 1973, o vestibular para agronomia em Fortaleza, mas não conseguiu. Ao retornar, foi claro com o pai, queria ser comerciante, trabalhar com ele e aprender as técnicas do comércio.

Seu pai lamentou, mas lhe deu duras tarefas, todas cumpridas com espírito missionário. Casou-se em 1975 com a Sra. Antonio Saraiva, Dona Toinha e, em 1976 nasceu seu primeiro filho Everardo.

Outra paixão de Adevaldo era o futebol, foi lateral direito do time Altaneira Futebol Clube e como desportista foi o Presidente fundador da Associação Esportiva Altaneirense em 1979.

Exerceu também o cargo de Diretor do Centro Educacional Joaquim Rufino, da Fundação Furtado Leite, Presidente da Comissão da Igreja católica, quando tomou para si o desafio social de retomar a construção da Igreja Matriz de Santa Tereza.

Exerceu, ainda nos anos de 84 e 85 a função de Diretor do Centro Comunitário de Altaneira, onde instalou modernos equipamentos de som e luz que animava os finais de semana da juventude altaneirense. Todas essas atividades foram voluntárias. Organizou ainda um time de futebol de Salão que entrou para história do esporte altaneirense como o melhor time de todos os tempos.

Como comerciante prosperou na cidade de Altaneira, abrindo seu primeiro comércio em 1981. No ano de 2007 recebeu uma condecoração de reconhecimento pelos trabalhos realizados na comunidade.

Apesar de já bem sucedido no comercio sentia uma insatisfação em seu pai. Entrou na faculdade e em m 1985 formou-se em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA), para imensa alegria a seu pai.  Exerceu a advocacia por apenas três anos, não era sua vocação.

Como homem público foi exemplo em Altaneira, sendo eleito o vereador mais votado nas eleições de 1992, exercendo seu mandato trabalhando na defesa das causas maiores da cidade e na defesa dos direitos do povo humilde.

Em 1996, mesmo contra sua vontade, foi lançado por uma ampla coligação candidato à prefeito da cidade, mas não conseguiu êxito. Ausentou-se da política, “para cuidar da família”, e como exemplo fica a sua determinação de fazer da política um espaço de luta pela cidadania, por melhores dias para a sociedade e para sua amada cidade.

Em 1997, muda-se para o Crato onde retoma sua atividade comercial no ramo madeireiro, criando a Madral, empresa que hoje é referencia do setor em toda a Região do Cariri, com lojas em Crato e Juazeiro do Norte.

Do Crato, diz: “tenho que agradecer muito a essa cidade e a esse povo que tão bem me acolheu”. Não deixou de ser altaneirense, mas tem o Crato como “minha segunda pátria”. Lugar que respeita, trabalha pelo seu desenvolvimento e agradecimento.

Da vida diz que nada tem a lamentar. Na política, descobriu que são seus verdadeiros amigos e sua vocação para respeitar e gostar das pessoas.

Uma vida de luta e trabalho. Assim se define o Dr. Adevaldo. E não poderia ser diferente. Da pequena Mucambo, filho de pais agricultores, para ser referência na vida política em sua cidade natal, depois referência no setor comercial nas maiores cidades da Região do Cariri.

Casado com Dona Toinha Saraiva, tem 3 filhos, Everardo, que seguiu os passos do pai e do avô é comerciante em Juazeiro do Norte; Elydiane Saraiva Arrais, acadêmica de medicina e Paula Elayse, graduada em Biomedicina. Os finais de semana passa na sua fazenda em Altaneira, a Fazenda Paraíso, onde tem um pequeno criadouro da raça Gir PO onde passa um tempo descansando do trabalho, com esposa, filhos, netos e amigos que visitam, e não são poucos. Na semana, fica em Crato, onde se dedica ao seu trabalho.

Como lição de vida uma mensagem simples:

“A vida é muito bela, e temos de estar preparados para os obstáculos que existem, que não são poucos, mas podem ser superados. A gente tem que ser forte na hora de ter que encarar cada dificuldade. Os momentos de alegria a gente não lembra muito, mas quando há tristeza isso teima em fazer a gente lembrar.”

“Passei muito momentos de tristeza, mas tem uma fé que herdei do meu pai, sempre lutei e não falo mal a ninguém Sou comerciante e não posso e não penso nos meus amigos comerciantes como concorrentes, mas como parceiros nos negócios e nossos funcionários são nossos amigos e colaboradores”.

Um outro exemplo:

“O trabalho deve ter como principio a honestidade. Trabalhar duro, mas sempre tendo como foco a família, o melhor para a família, espaço onde se aquieta a cabeça e a alma, onde se refugia das dificuldades e pega conselhos para labuta.”

Em sua trajetória de vida algumas coisas lhe despertaram. Quando era estudante uma de suas paixões era caminhão. Sonhava em ter um caminhão, sonho realizado, possui caminhão até hoje. Ele lembra que com um caminhão, já formado em Direito, correu o Maranhão, onde despertou para o comercio de madeira, seu principal negócio na atualidade.

Outra coisa que sempre lhe chamou atenção foi a agropecuária. Seu pai era vaqueiro e nos primeiros anos de vida ganhou de seu Zeca Almeida uma bezerra. Tem grande orgulha de nunca ter se desfeito das propriedades de gado que adquiriu.

Hoje, sem poder viajar muito devido sua atividade comercial, seu hobby é conviver com os moradores de sua fazenda, ver o gado, e curtir sua Fazenda.

Pode-se afirmar com veemência que o Dr. Adevaldo é um homem que sempre terá amor pela terra.

2 comentários:

  1. Os meus primeiros meses de estágio foi com o Dr. Adevaldo. Lembro ainda de seu escritório na Loja de Material de Construção, fiz algumas petições na velha máquina Olivetti.
    Trabalhei com o Dr. Adevaldo na Câmara Municipal e recebi a honra de ser seu Assessor Jurídico na campanha de 1996.
    Um grande homem honrado e sério.

    ResponderExcluir
  2. Uma homenagem merecida. Admira-me a postura, a tranquilidade; fala quando necessário. Observador... Onde trabalho, tive a honra e o prazer de conhecer e trabalhar direto com o Exmo. Ministro, já aposentado, Luciano de Castilho, mineiro, que disse a mim que eu era o cearense mais mineiro que ele conhecia. Se Sua Excelência conhecesse o Dr. Adevaldo, diria que esse sim, é um cearense com "jeito mineiro". Parabéns pelo natalício!
    De Brasília, Antonio Raimundo.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.