13 de julho de 2010

The Fevers, os reis do baile

Formação original do The Fevers - foto reprodução Wikipédia

The Fevers é uma banda brasileira de rock e pop formada no Rio de Janeiro em 1964 e associada a Jovem Guarda. Fez muito sucesso na segunda metade da década de 1960 e início da década de 1970, vindo se consagrar nos anos 1980 com as aberturas das novelas (Elas por Elas e Guerra dos Sexos, da Rede Globo).

Ao longo de mais de cinco décadas, a banda tem mais de 50 produtos lançados, entre vinis, cassetes, CDs e DVDs, totalizando mais de 13 milhões de cópias vendidas. O grupo continua em plena atividade até os dias de hoje.

Primeiros passos

A banda originalmente se chamava The Fenders em 1964 e seus membros originais eram Almir Bezerra (vocais e guitarra), Liebert (contrabaixo), Lécio do Nascimento (bateria), Pedrinho (guitarra), Cleudir (teclados). Eles não tinham noção de que “Fender” era uma marca registrada de guitarra, daí em 1965 por influência da música "Fever" do Elvis Presley, decidiram batizar o grupo de The Fevers. Naquele mesmo o saxofonista Miguel Plopschi foi integrado ao grupo.

Gravaram seus primeiros discos em 1965 e 1966 pela Philips e em 1966 apareceram no filme Na Onda do Iê-Iê-Iê.

Passando para a Odeon ainda em 1966, revelaram-se um dos mais importantes grupos vocais-instrumentais da Jovem Guarda. O grupo foi eleito melhor conjunto para bailes em 1968 e lançou um LP chamado Os Reis do Baile.

Em 1969 Luiz Claudio chega para cantar as músicas em inglês. 

O grupo já contabilizava cinco anos de disco quando estourou com dois LPs em 1971: O primeiro, The Fevers, chegou ao mercado fonográfico em maio daquele ano e estourou no embalo do sucesso da faixa "Mar de rosas"; e o segundo, A explosão musical dos Fevers, saiu em novembro e estourou várias músicas nas rádios (e nos programas de TV mais populares), vendendo mais do que todos os oito álbuns anteriores do conjunto.

Em 1975, entrou no grupo Augusto César e no ano seguinte Pedrinho sai da banda. Em 1979, com a saída de Almir, a banda convidou Michael Sullivan.

Em 1982, a música "Elas por Elas" entrou na abertura da novela da TV Globo, colocando o grupo como um dos grandes vendedores de discos e de shows do país. Em 1983, outra abertura de novela: a música "Guerra dos Sexos" trouxe um público mais jovem a conhecer o trabalho do grupo..

Em 1984, ao fazerem participação especial no LP da recém-criada banda infantil Trem da Alegria, ajudaram a alçá-la ao estrelato, sendo parte fundamental na composição da lendária música "Uni Duni Tê", uma das mais famosas músicas infantis já criadas no Brasil.

Em 1985, entra Miguel Ângelo como tecladista da banda e Michael Sullivan sai no ano seguinte. Em 1987, Augusto César sai do conjunto e Cesar Lemos é convidado para substituí-lo na guitarra. Em 1988, é a vez de Cleudir sair.

Na década de 1990, outra mudança na banda: sai César Lemos e entra o guitarrista Rama. Por problemas de saúde, sai o baterista Lécio e entra Darcy. Em 1992, Almir Bezerra retorna à banda depois de 12 anos. Em 1994, Darcy dá lugar ao baterista Otávio. Com essa formação, The Fevers passa a década de 90. Em meados de 2000, Almir sai novamente da banda e quem assume o vocal principal agora é Luiz Claudio.

Em 2004, grande parte das obras de seu catalogo da EMI Music, foram remasterizadas e lançadas em formato de box, em CD com o título The Fevers Collection. A coleção é composta por 21 títulos distribuídos em 10 volumes.

Os Fevers participaram ativamente da comemoração dos 40 Anos da Jovem Guarda. Ao lado de Erasmo Carlos, Wanderléa e Golden Boys montaram, sob direção geral de José Carlos Marinho, o projeto "40 Anos de Rock Brasil – Jovem Guarda", que excursionou pelas principais capitais atuando nos principais espaços de shows de todo Brasil, com extraordinária repercussão. O espetáculo foi registrado em DVD no Tom Brasil, em São Paulo, e premiado com Discos de Ouro e Platina. O "Jovem Guarda – 40 Anos de Rock Brasil", manteve-se na estrada, com novo titulo, “Festa de Arromba”, tornou-se um dos principais espetáculos dirigido para Eventos Coorporativos.

Em 2006, administrando o tempo entre shows e outros compromissos, gravaram ao vivo seu primeiro DVD numa grande apresentação realizada no Clube Português, em Recife.

Um dos momentos mais importantes e emocionantes na carreira dos Fevers foi em 2008, o Concerto “Fevers International Tour”, no Ontário Place, em Toronto no Canadá, onde foram homenageados pela comunidade portuguesa canadense. A turnê internacional teve sequência em julho de 2009, onde apresentaram novamente no Canadá, desta vez com maior destaque no Chin Radio Pic Nic, considerado o maior piquenique ao ar livre do mundo. O evento reuniu uma plateia de mais de 150.000 pessoas no Ontário Place em Toronto.

Discografia

1965 - The Fevers

1966 - A Juventude Manda vol. I

1967 - A Juventude Manda vol. II

1968 - The Fevers vol. III

1969 - O Máximo em Festa

1969 - Os Reis do Baile

1970 - The Fevers

1971 - The Fevers

1971 - A explosão musical dos Fevers

1972 - The Fevers

1973 - The Fevers

1974 - The Fevers

1975 - O Sol Nasce Para Todos

1975 - Nadie Vive Sin Amor (Disco Promocional)

1976 - The Fevers

1977 - The Fevers

1978 - The Fevers (Disco Promocional Espanhol)

1978 - The Fevers

1979 - The Fevers Disco Club

1980 - The Fevers Disco Club (Espanhol)

1980 - Fevers 80

1981 - The Fevers

1982 - Fevers 82

1983 - Fevers

1983 - A Maior Festa do Mundo

1984 - Fevers 84

1985 - Fevers

1986 - Fevers

1987 - Fevers

1988 - Fevers

1989 - Fevers

1991 - Fevers

1992 - Fevers - Agora é Pra Valer

1995 - Fevers - A Gente era Feliz e Não Sabia

1996 - Fevers - Só Quero ser Feliz

1998 - Fevers 98 - Vem Dançar

1999 - Fevers Ao Vivo

2004 - The Fevers

2005 - The Fevers - Uma história de sucessos

2006 - The Fevers Ao Vivo - CD e DVD

Formação Original

Pedrinho da Luz - 1964 a 1976

Liebert Ferreira - Até hoje

Almir Bezerra - 1964 a 1980 / 1992 a 2002

Cleudir Borges - 1964 a 1988

Luiz Cláudio - Até hoje

Miguel Plopschi - 1965 a 1985

Lécio do Nascimento - 1964 a 1991

Outros integrantes

Michael Sullivan (vocal/guitarra base) - 1980 a 1986

Augusto Cesar (guitarra) - 1976 a 1987

César Lemos (vocal/guitarra) - 1988 a 1991

Darcy Fernandes (bateria) - 1991 a 1994

Miguel Ângelo (teclado) - Até hoje

 Origem: Wikipédia a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.