29 de setembro de 2010

O POVO/DATAFOLHA: Metade dos eleitores não definiu seu deputado


Pesquisa O POVO/Datafolha mostra que 46% dos cearenses ainda não definiram em quem votar para deputado federal. A dúvida sobre o estadual atinge a 43%.


Para o parlamento federal, 46% já definiram voto e 8% dizem não saber. Os mais indecisos são os eleitores da Região Metropolitana de Fortaleza: 51% não definiram voto para a Câmara dos Deputados, contra 41% já decididos. No Interior, o percentual dos que não definiram voto para federal é de 43%, enquanto 48% já tomaram a decisão.


Para deputado estadual, 48% dos eleitores cearenses já sabem em quem votar. E também para a Assembleia Legislativa, os mais indecisos estão na Região Metropolitana, onde 51% ainda estão indecisos e 39% têm candidato. No Interior, 39% não definiram voto para estadual, enquanto 53% já sabem como votar.


Os dados também mostram que o nível de indecisão diminui na medida em que a faixa etária, o nível de escolaridade e a renda familiar aumentam. Quanto à faixa etária, por exemplo, a pesquisa aponta os mais velhos como os mais decididos sobre deputado estadual e federal. Entre os eleitores de 16 a 24 anos, 52% ainda não definiram voto para federal e 49% não escolheram representante estadual. De 45 a 59 anos, são 37% de indecisos sobre a Câmara Federal e 40% sobre o legislativo estadual.

Entre os indecisos, 61% só escolherão o deputado federal perto do dia das eleições. Outros 28% não sabem e 11% escolherão “nos próximos dias”. Já para deputado estadual, o número de eleitores que só decidirá na última hora também é de 61%. Outros 15% disseram que escolheriam nos próximos dias, enquanto 24% disseram não saber.


A pesquisa O POVO/Datafolha entrevistou, em 23 e 24 de setembro, 985 eleitores de 44 municípios. Está registrada no TRE-CE (nº 57467/10) e no TSE (nº 32025/10).

Com informações Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.