25 de setembro de 2010

A cidade que "mudou de lugar" para construção do Castanhão

Vista parcial da Nova Jaguaribara ainda em construção - foto divulgação Governo do Ceará

O dia 25 de setembro de 2001 marca a data da transferência de pouco mais de 7 mil habitantes da antiga Jaguaribara para a cidade planejada batizada pelo Governo do estado de "Nova Jaguaribara". A cidade antiga foi inundada pelas aguas do Rio Jaguribe, represada pelo Açude Castanhão, o maior açude em região semiárida do mundo, principal fonte de abastecimento de água do Ceará.

A Origem do município de Jaguaribara remonta ao final do Século XVII quando foi estabelecida no local, uma fazenda destinada a criação de gado. Em 1694 dada a forte resistência dos índios, ocupantes originais da área, seus 'proprietários' foram obrigados a se retirarem para as proximidades de Fortaleza, voltando anos mais tarde após vencida a resistência indígena.

O povoado de Santa Rosa constituiu-se de um desdobramento desta área, a qual foi transferida, em 1786 por doação de um dos herdeiros, para o patrimônio da Igreja católica.Elevada a condição de Vila, Santa Rosa foi inicialmente distrito do município de Frade, posteriormente denominado de Jaguaretama, permanecendo nessa condição a sua emancipação.

A denominação atual de Jaguaribara oficializou-se em 1943, sendo uma referência á tribo tupi que habitava a região. Etimologicamente Jaguaribara significa Moradores do Rio das Onças.

Em 1985 chegaram a Jaguaribara as primeiras notícias acerca da construção da barragem do Castanhão. A grande obra, maior reservatório hídrico do Brasil destinado para a irrigação, vai guardar sob suas águas 2/3 (dois terços) de Jaguaribara, inclusive a antiga sede do município, que foi substituída pela primeira cidade planejada do Ceará.

Na edição do jornal O POVO de 14 de agosto de 2001, a jornalista Eleuda de Carvalho descreveu como era o ponto central da cidade velha que, semanas antes do início de sua  demolição: 

"A cidade rasa tem um pequeno outeiro central, olhando a praça. No meio dele, uma calçada alta rodeia a igreja que está sob a proteção dupla de Santa Rosa de Lima e de São Gonçalo. No adro, uma imagem da padroeira se assenta num pedestal, ao lado do cruzeiro. O prédio de arquitetura simples, bem ao modo das igrejas velhas do sertão, está pintado de amarelo claro com frisos de cor mostarda. Há uma torre no alto de onde se avista todo o sertão em volta. Desse minarete simplificado, o sino anunciava as funções, o toque de missa, o dobre soturno dos finados. Esses badalos não se escutam mais. O sino e os santos do altar já estão em sua morada."

O Governo do Estado está conduzindo a implantação da Barragem do Castanhão de modo a assegurar a justa compensação a todos os atingidos e, adicionalmente, a criar as condições para a participação destes nas oportunidades de negócios e progresso decorrentes do empreendimento.

Com esta finalidade foi criado o Grupo de Trabalho Multi-Participativo para Acompanhamento das Obras da Barragem do Castanhão, principalmente a relocação da Cidade de Jaguaribara (onde foram deslocadas aproximadamente 3.600 pessoas da área urbana), além do reassentamento da população rural da área a ser inundada e da área atingida pelas obras.

O que parecia apenas um sonho, hoje é algo real. Em pleno sertão cearense, sob um sol de 40º graus, e cercado de Caatingas, nasceu a primeira cidade totalmente projetada do Estado do Ceará. Um trabalho intenso e amplamente ousado dar vida a um espaço que antes era simplesmente mata nativa. Enquanto a nova sede ia sendo construída, a antiga estava com os dias contatos para desaparecer.

Iniciado o processo de transferência para a nova sede, o espaço que antes abrigou sonhos, desafios e conquistas era desocupado pela população e em breve viraria pó, retornando ao que fora anos atrás, com um aspecto nativo de solidão e abandono.

A estrutura física, agora escombros, desapareceu debaixo das águas do Castanhão, enquanto isso, a nova sede ganhava o aspecto de cidade, com seus equipamentos projetados, acolhendo o povo para a qual estava destinada.

Inaugurada em 25 de setembro de 2001, a cidade trilha os novos rumos de sua história contando com novas oportunidades de desenvolvimento.

Neste caminho que se refaz, Jaguaribara é uma referência histórica que ultrapassa fronteiras, onde o seu povo reescreve sua história, cultivando no coração a esperança de dias melhores. Construída no Vale do Jaguaribe no interior do Ceará, a 250 Km de Fortaleza, a cidade de Nova Jaguaribara foi a primeira do Estado a ser planejada com toda uma infra-estrutura.

A “cidade nova” como foi batizada por seus habitantes deu seus primeiros passos consolidando um projeto de desenvolvimento sustentável com equipamentos públicos aptos a prestarem um serviço de qualidade aos seus cidadãos, assegurando a possibilidade de oferecer aos seus habitantes um novo perfil econômico, que influenciará, diretamente, na situação social de sua gente, mas muitos ainda reclamam da transferência.

Confira outras imagens da Velha Jaguaribara:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.