8 de setembro de 2010

A trajetória de Lula entre filmes brasileiros inscritos para o Oscar

Cena de 'Lula, o Filho do Brasil' (Foto: Divulgação)

Utopia e Barbárie (Silvio Tendler), Lula, o Filho do Brasil (Fabio Barreto) e 5 x Favela, Agora por Nós Mesmos (Wagner Novais, Mainara Carneiro, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos e Luciana Bezerra, jovens cineastas dirigidos por Cacá Diegues) estão entre os filmes inscritos para participar da seleção do representante brasileiro que será indicado para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2011. No total, foram inscritos 23 filmes (veja a lista no final). A lista foi divulgada nesta quarta-feira (8) pela Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura (Minc).

Segundo o Minc, o nome da produção escolhida será anunciado por uma comissão especial no próximo dia 23. Já os cinco filmes selecionados para concorrer ao Oscar serão conhecidos em 25 de janeiro do ano que vem – a cerimônia será realizada em 27 de fevereiro, nos Estados Unidos.

O filme 5 x Favela é capa da edição deste mês da Revista do Brasil, que em edições anteriores também destacou Utopia e Barbárie e Lula, o Filho do Brasil. Na lista do Minc, estão ainda filmes relacionados a temas espíritas (Chico Xavier e Nosso Lar) e inspirados em obras de Dias Gomes (O Bem-Amado) e Jorge Amado (Quincas Berro d´Água).

Integram a comissão membros indicados pelo gabinete do Minc, pela Secretaria do Audiovisual, pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e pela Academia Brasileira de Cinema (CBC). A banca será formada por Cássio Henrique Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardert, Leon Kakoff, Márcia Lellis de Souza Amaral, Mariza Leão Salles de Rezende e Roberto Farias.

Por Vitor Nuzzi, Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.