28 de julho de 2011

A polêmica sobre os subsídios dos Vereadores de Altaneira

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira
O estudante Cláudio Gonçalves publicou no seu Blog “O Ponto-Chave” uma crítica relação aos subsídios dos vereadores de Altaneira, mostrando-se surpreso com os valores pagos e comparando com a remuneração da maioria dos trabalhadores.

A postagem se deu após a divulgação de reajuste concedido aos parlamentares pelo presidente em Exercício passando os subsídios dos vereadores para a quantia de R$ 2.464,00 (dois mil quatro centos e sessenta e quatro reais).

O blogueiro informa que ficou surpreso com o valor dos subsídios dos parlamentares altaneirenses e afirma: “acredito que muitas pessoas da comunidade também não tinham ou tem conhecimento desta informação”.

Indaga ainda o blogueiro: “É Justo um cidadão comum passa a semana toda trabalhando o dia todo para chegar ao final do mês e receber um Salário Mínimo e o Vereador trabalhar apenas uma, ou duas Vezes na semana, e receber o que recebe?”

O presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Deza Soares, afirmou que concedeu o reajuste porque há previsão legal e constitucional, havia disponibilidade de Caixa e previsão orçamentária, lembrou ainda que os subsídios dos vereadores foram fixados em dezembro de 2008 e nesse período não foi concedido nenhum reajuste.

“Vale lembrar que a Constituição Federal determina que a totalidade dos subsídios dos vereadores pode ser de até cinco por cento da receita do Município, não existe nenhuma ilegalidade, nem tão pouco exagero nos valores pagos aos vereadores” disse o presidente.

O vereador Professor Adeilton também não ver exagero no subsídio dos vereadores e afirmou que pela relevante função desempenhada pelos parlamentares pode até ser pouco os valores dos subsídios recebidos.

Por sua vez o vereador Flavio Correia disse que não se pode comparar subsídios com salário mínimo, pois cada um ganha de acordo com a função desempenhada e os vereadores não trabalham apenas um vez por semana, o povo cobra as ações dos vereadores todos os dias e o dia todo.

Os vereadores voltam do recesso na próxima terça-feira (02/08) e retomarão os trabalhos de reforma da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Casa.

Um comentário:

  1. Eu tenho a certeza de que venho cumprindo o meu papel como Vereador. Tentando honrar esse direito que me foi dado pelo povo altaneirense. Acredito que alguns Vereadores no nosso município não deveriam se quer receber salário, pois, não tem atuação, não contribui em nada, não há preocupação com seu povo, com sua gente e muito menos com sua cidade, só pensa em si. Ai sim é um assalto aos direitos dos cidadãos que votam acredidando em ter um representante que faça valer seus direitos e que lute por uma cidade cada vez mais justa, mais digna, ou seja, melhor.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.