27 de março de 2021

Presidente promulga Lei que garante recursos dos Precatórios do Fundef aos professores

Foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de ontem (26/03) a promulgação da Lei 14.057/2020 com o dispositivo que garante, pelo menos, 60%, dos recursos do Precatório do Fundef para os profissionais do magistério, na forma de abono.

O dispositivo constava no projeto de Lei que foi transformado na Lei 14.057/20, mas foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro. Após um acordo de líderes de oposição e situação o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional.

Com a promulgação o Art. 7º da Lei nº 14.057/2020 passará a ter vigência com um Parágrafo único que preceitua o seguinte: “Os repasses de que trata o caput deste artigo deverão obedecer à destinação originária, inclusive para fins de garantir pelo menos 60% (sessenta por cento) do seu montante para os profissionais do magistério ativos, inativos e pensionistas do ente público credor, na forma de abono, sem que haja incorporação à remuneração dos referidos servidores.”

Em nota publicada na rede social Instagram o Sindicato APEOC registrou que a promulgação da Lei é mais um importante passo dado para garantia da subvinculação dos 60% dos Precatórios do FUNDEF para o Magistério.

“Mas a luta não pode parar. A batalha jurídica continua. Precisamos de ainda mais unidade da categoria, política e juridicamente”, diz a nota.

A direção da entidade afirma que a defesa agora é pela retirada de pauta de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que questiona decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que desobrigou os Estados e os Municípios de destinarem percentual mínimo de recursos dos precatórios antigo Fundef, com os professores.

A ADPF, impetrada Partido Social Cristão (PSC), foi pautada para a próxima sexta-feira (02/04) no Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal.

Até o fechamento desta postagem a direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira ainda não tinha se manifestado sobre tema.


Leia também:

Depois de mais de uma década, professores devem receber precatórios do Fundef

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.