3 de dezembro de 2021

Com apoio do PT, PEC dos Precatórios é aprovada no Senado

A proposta foi aprovada em dois turnos e retorna à Câmara (Foto: Jefferson Rudy)

Ao contrário do movimento que aconteceu na Câmara dos Deputados, todos os sete senadores do Partido dos Trabalhadores (PT) votaram a favor da PEC dos Precatórios. A proposta de Emenda à Constituição foi aprovada ontem (02/12) em dois turnos no Senado. Na Câmara nenhum deputado do partido votou a favor da proposta.

Outra articulação que chamou a atenção foi a do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Os três senadores da legenda votaram contra a medida.

Os votos do PDT na Câmara foram essenciais para aprovação do texto em primeiro turno levando a um racha no partido e uma ameaça do presidenciável Ciro Gomes, que afirmou que deixaria a pré-candidatura caso os deputados não voltassem atrás.

Após segundo turno da Câmara, o senador Cid Gomes (PDT-CE), irmão de Ciro, ameaçou de expulsão os deputados do partido que votaram a favor da PEC. De acordo com ele, todos vão deixar a legenda.

Embora o PDT tenha orientado rejeição à proposta, os deputados Alex Santana (BA), Flávio Nogueira (PI), Marlon Santos (RS), Silvia Cristina (RO) e Subtenente Gonzaga (MG) votaram a favor do texto e, por isso, correm o risco de ser obrigados a deixar o partido.

Entenda o caso:

O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (2/12), em segundo turno, o texto-base da PEC dos Precatórios, com 64 votos a favor, 13 contra e 2 abstenções.

A PEC é a principal aposta do governo Jair Bolsonaro (PL) para bancar o programa social Auxílio Brasil. Caso seja aprovada, a proposta deve abrir uma brecha superior a R$ 106 bilhões no orçamento.

Os precatórios são dívidas da União reconhecidas pela Justiça. A proposta também limita o pagamento anual das dívidas da União reconhecidas pela Justiça e altera o período de cálculo de inflação que reajusta o teto de gastos.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Aprovada em dois turnos no Senado, PEC dos Precatórios volta para a Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.