14 de junho de 2010

Dia Mundial do Doador de Sangue

O dia 14 de junho é dedicado ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Em todo o mundo são organizadas ações e eventos que objetivam conscientizar a população sobre a necessidade de se doar sangue e, em especial, agradecer aos milhões de doadores voluntários pela sua generosidade em contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas.

O tema da campanha da OPAS/OMS neste ano enaltece e agradece a todos os doadores por este ato de amor: “Sangue Novo para o Mundo”, e tem como objetivos promover a doação voluntária não remunerada e convencer os Ministros da Saúde dos países a se comprometerem em alcançar a autossuficiência de sangue e componentes seguros por meio de 100% de doação voluntária não remunerada.

No Brasil, a doação de sangue ocorre nos serviços de hemoterapia públicos e privados, onde são realizadas aproximadamente 3.700.000 coletas de sangue / ano no país.

Os serviços de hemoterapia públicos são responsáveis por 64 % da coleta de sangue no Brasil, seguidos dos serviços credenciados ao SUS que respondem por 29 % e dos serviços exclusivamente privados que contribuem com 7%.

Com informações OPAS/OMS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.