7 de junho de 2010

Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é comemorado neste 7 de junho. A data ressalta a importância do livre exercício do trabalho dos profissionais da mídia e de veículos de imprensa, assim como da liberdade de informação, indispensável para a construção da democracia.

Esse dia foi escolhido para marcar o calendário nacional porque em 7 de junho de 1977, durante a ditadura militar, cerca de três mil jornalistas assinaram um manifesto exigindo o fim da censura e a instauração de uma imprensa livre no Brasil.

No dia 3 de maio é celebrado o "Dia Internacional da Liberdade de Imprensa". A data foi oficializada em 1993 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da criação é ressaltar os princípios fundamentais da liberdade de imprensa no mundo todo, além de prestigiar jornalistas que perderam a vida exercendo a profissão.

Já no dia 1º de junho é comemorado o "Dia da Imprensa" no Brasil, data que iniciou a circulação do jornal Correio Brasiliense, fundado por Hipólito José da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.