23 de junho de 2010

PSDB anuncia Marcos Cals ao Governo


Secretário de Justiça do Governo Cid Gomes (PSB) até pouco mais de dois meses atrás, o deputado estadual Marcos Cals (PSDB) recebeu ontem no colo uma pré-candidatura ao Governo do Estado. A decisão saiu após reunião a portas fechadas de cerca de três horas no escritório do senador Tasso Jereissati (PSDB), na qual o líder escutou a preferência do tucanato por Cals.

Além da preferência da base tucana, uma pesquisa encomendada pelo partido, que indicaria a possibilidade de segundo turno caso Cid, Cals e o ex-governador Lúcio Alcântara (PR) se enfrentassem, também teria levado o senador a tomar a decisão. Como a pesquisa não foi registrada na Justiça Eleitoral, os dados não foram divulgados.

Cals não compareceu ao encontro, que reuniu 230 tucanos. Apenas se posicionou friamente no microblog Twitter: “Tasso acelerou a eleição, lançando meu nome como candidato do partido ao Governo do Estado”. O senador também optou por não conceder entrevistas e seguiu logo para Brasília.

Segundo o líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado João Jaime (PSDB), o senador falou abertamente ao grupo sobre o encontro que deveria ter ontem com o deputado federal Ciro Gomes (PSB), irmão de Cid.

Apesar da parceria de 25 anos, Tasso teria garantido que a reunião marcada com Ciro - conforme O POVO antecipou ontem - não iria afetar a decisão, que seria “irreversível”. “Eu não sei o que vai ser discutido nessa reunião, mas o senador lançou o candidato a governador, não tem mais o que se discutir sobre essa questão”, afirmou Jaime.

Segundo ele, a ideia inicial era não anunciar ontem o nome do candidato, mas as bases do partido pediram que o nome não fosse mais postergado. “Até porque esse fato poderia gerar uma falta de credibilidade”.

Da reunião de ontem, ficaram apenas duas pendências: a segunda vaga do Senado e a do vice. A expectativa é de que sejam resolvidas até amanhã, quando Tasso e Cals vão oficializar, em entrevista coletiva, a decisão.

O nome do vice, segundo os presentes à reunião, tende a ser o do radialista Paulo Oliveira (PSDB). Já com relação à outra vaga do Senado, o partido ainda não definiu se irá lançar algum nome para fazer dobradinha com Tasso. Legendas como DEM e PPS podem compor a chapa com o PSDB.

Já na Assembleia , o presidente do partido, Marco Penaforte, garantiu que o PSDB continuará a ser “elegante” mesmo na oposição, apesar da mágoa com o governador Cid Gomes (PSB). “(A bancada) há um mês pediu audiência ao governador do Estado e não foi atendida. Isso é um desrespeito muito grande a uma bancada que realmente foi leal”.

Discurso

Com o desafio de fazer agora um discurso de oposição, após três anos integrando o Governo, o PSDB vai apostar na ideia de “novo ciclo de mudanças”, a exemplo do que aconteceu com o senador Tasso Jereissati (PSDB) em sua primeira disputa ao Governo, em 1986. Na época, Tasso derrotou os coronéis, um dos quais era o pai de Marcos, César Cals.

De partida, Penaforte já criticou setores como saúde, educação e segurança pública - essa colocada como situação de emergência. Questionado se a militância vai abraçar a causa da campanha de Cals, Penaforte alegou que a força de Tasso para isso é um fator “importantíssimo”.

EMAIS

Ouviam-se as palmas e os gritos vindos do interior do escritório do senador Tasso Jereissati durante o encontro. Um dos tucanos históricos, Assis Machado foi o primeiro a confirmar a novidade. “Vai ter candidato. Foi aclamado”.

Outro que saiu com sorriso foi o ex-secretário dos Governos Tasso e Lúcio Alcântara, Maia Júnior. “Tomaram uma decisão madura, finalmente. É um nome que agrega”.

Depois de ter se colocado para sair candidato pelo partido, o deputado Cirilo Pimenta (PSDB), foi outro que disse ter saído “satisfeitíssimo”. “Temos um candidato, ao meu ver, o oposto do que está aí. O que está aí é prepotente, o Marcos é humilde”.

Giselle Dutra Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.