19 de janeiro de 2012

Comitiva da FIFA parabeniza andamento das obras para a Copa do Mundo de 2014

“Fortaleza tem uma cadeia de hotéis, um aeroporto adequado e infraestrutura incrível. A cidade está no topo da lista para sediar esse grande evento que é o sorteio das chaves para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014”, analisou o Secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, durante a visita à capital cearense nesta terça-feira (17/01).  A primeira parte da visita aconteceu no Centro de Eventos do Ceará (CEC). A comitiva, composta por Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA; Ronaldo Nazário (o Fenômeno), membro do Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local (COL),  além  de técnicos, foi recebida pelo governador Cid Gomes. 

Lá, o Governador que fez uma explanação das obras que estão sendo executadas no local. O CEC  poderá  sediar o sorteio das chaves da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, caso Fortaleza seja escolhida pela FIFA para receber o evento. “Fortaleza começou a Copa do Mundo com o pé direito. Vamos pensar que essa visita foi muito positiva. Vocês estão de parabéns”, continuou a avaliação do Secretário-Geral. Jérôme Valcke também disse estar impressionado com a agilidade das obras do Castelão, e a estrutura do Centro de Eventos do Ceará, o que dá chances reais  de sediar o sorteio das chaves. “Fortaleza é uma das cidades-sedes que tem as obras mais adiantadas. Já para sediar um evento como o sorteio precisamos de um espaço para pelo meno 3 mil pessoas e o Governador nos apresentou um espaço que comporta 30 mil. O Centro de Eventos é impressionante. Com isso Fortaleza tem grandes possibilidades”, disse.

Após a visita às obras do CEC, a comitiva da FIFA, acompanhada do vice-governador do Estado, Domingos Filho, e do secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, conheceram as obras que estão sendo realizadas para reforma e modernização do Castelão. O secretário Ferruccio Feitosa aproveitou a oportunidade para repassar as informações sobre o andamento das obras do estádio, que já tem duas, das suas quatro etapas 100% concluídas. “Estamos com 54,03% das obras executadas no Castelão. A primeira e segunda etapa já concluídas. A terceira etapa com 41,16% de execução. A quarta etapa, que compreende a Praça para 70 mil pessoas e a coberta do Estádio, quando entregue se juntará as outras três etapa. Em dezembro de 2012 o Castelão será entregue”,  ressaltou Ferruccio.

Com a reforma, o Castelão será a maior arena do Norte/Nordeste e uma das quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações da FIFA 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ dos quais três serão com seleções cabeças de chave (Grupos A1, D1 e G1), destacando-se a Seleção Brasileira.

O Vice-Governador, Domingos Filho, agradeceu a visita da Comitiva e destacou o legado que a Copa do Mundo deixará para o povo cearense. “O importante não é só o espetáculo, mas sobretudo o legado. Fortaleza será uma antes e depois da Copa do Mundo em vários aspectos, como infraestrutura e educação”, concluiu Domingos Filho.

Ronaldo Nazário parabenizou o trabalho que vendo sendo realizado no Ceará para receber os dois eventos. “É uma alegria imensa ver o Ceará com obras bem adiantadas, especialmente o Estádio Castelão. Isso nos dá confiança e aumenta muito meu otimismo de que a Copa no Brasil vai ser um espetáculo. Sobre o Centro de Eventos do Ceará, nunca vi nenhum equipamento como este no Brasil, e é muito bom saber ele poderá servir também para a Copa do Mundo”, destacou o Membro do Conselho Administrativo do COL.

Presente na solenidade, a Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, também apresentou as obras de mobilidades urbana que são de responsabilidade do executivo municipal. Na ocasião foi assinada a Ordem de Serviço para o início das obras na vias do entorno do Castelão. “O que está acontecendo no nosso Estado é esforço de um trabalho conjunto. A cidade está se mexendo. Esse trabalho mostra o esforço dos poderes públicos e da sociedade para que a Copa no Brasil, e especialmente o Ceará, seja um exemplo”, ressaltou a Prefeita.

Além das obras de mobilidade urbana executadas pela Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado tem a responsabilidade de entregar o Veículo Leve Sobre Trilho (VLT). Segundo o secretário Ferruccio Feitosa, a licitação do projeto será finalizada em fevereiro deste ano, onde 10 empresas estão participando do processo. A segunda etapa é a ordem de serviço que será assinada no mês março. “Em junho de 2013 o Governo do Estado vai entregar para a população essa obra tão importante”, finalizou o Secretário.

A visita ao Centro de Eventos do Ceará e ao Castelão foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio; pelo senador Inácio Arruda; pelos secretários estaduais  do Turismo, Bismarck Maia; e do Esporte, Gony Arruda; do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão; pelo superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira; do cantor e compositor, Raimundo Fagner; dos deputados Lula Morais, Daniel Oliveira, Júlio César; além de vereadores e demais autoridades.

Com informações Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.