31 de janeiro de 2012

Presidenta Dilma desembarca em Havana para aprofundar cooperação econômica


Presidenta Dilma desembarca em Havana para primeira visita oficial à Cuba na condição de chefe de Estado - foto Roberto Stuckert Filho
A presidenta Dilma Rousseff desembarcou hoje (30) em Havana para primeira visita oficial à Cuba na condição de chefe de Estado. Ela se reunirá com o presidente Raúl Castro Ruz, e participará de cerimônia de assinatura de atos. Está prevista ainda uma visita ao Porto de Mariel

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a visita constituirá oportunidade para aprofundar o crescente diálogo e cooperação no relacionamento bilateral, com ênfase na agenda econômica, que experimentou crescimento importante e grande diversificação nos últimos anos. O comércio bilateral entre Brasil e Cuba registrou valor recorde em 2011, totalizando US$ 642 milhões (31% a mais que 2010).

A visita contribuirá ainda para aprofundar a cooperação bilateral nas áreas técnica, científica e tecnológica, sobretudo nas áreas de agricultura, segurança alimentar, saúde e produção de medicamentos.

No âmbito das relações Brasil-Cuba, destaca-se o apoio à ampliação do Porto de Mariel, executado por empresa brasileira. Trata-se de projeto estratégico para o aumento do intercâmbio comercial de Cuba. Cerca de 80% do montante necessário à ampliação conta com financiamento brasileiro, no valor total de US$ 683 milhões.

Com informações Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.