7 de janeiro de 2012

Começa hoje às inscrição do SISU

Estão abertas a partir de hoje as inscrições para os candidatos que disputam vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em todo o País, estão disponíveis 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. No Ceará, são 6.158 oportunidades de ingresso para o primeiro semestre de 2012.

Pode se candidatar a uma vaga quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obteve nota diferente de zero na redação. É preciso acessar o site do Sisu (sisu.mec.gov.br), tendo em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2011.

No sistema, o candidato escolhe duas opções de curso – em qualquer instituição pública cadastrada no sistema – e acompanha, dia a dia, seu desempenho em relação aos outros inscritos. Até o dia 12 é possível trocar as opções de cursos, o que prolonga as chances e a angústia de quem disputa uma vaga.

O coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Miguel Franklin, explica que a cada madrugada o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. Trata-se da nota do último candidato classificado dentro das vagas do curso.

“O candidato vai vendo a nota de corte e vai julgando se tem chances ou não”, detalha Franklin. Segundo ele, estar abaixo dessa nota não significa estar necessariamente de fora. “Na primeira chamada, os classificados são chamados, mas em média só 60% vão comparecer”, lembra.

Por conta disso, o MEC organiza duas chamadas de classificados e lista de espera, em uma maratona que se estende até o dia 4 de fevereiro. Vale lembrar que as notas de corte dos cursos tendem a cair da primeira chamada até a lista de espera.

Acessos e paciência

O Ceará é o sexto estado brasileiro com maior número de vagas no Sisu e o segundo do Nordeste, perde apenas para o Piauí, que ofertou 7.049 vagas. Com exceção do Distrito Federal, todas as unidades da federação ofertam vagas no Sisu. A UFC oferece 4.197 vagas; o Instituto Federal do Ceará (IFCE) oferta 1.805 e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, tem 156 vagas.

Com tanta gente acessando o sistema ao mesmo tempo - 3.885.775 pessoas fizeram o Enem no ano passado – é preciso se preparar com doses de paciência. “Ano passado o sistema parava à meia noite e retomava às 6 horas. Agora vai ser direto. Não acredito que vai ter lentidão este ano”, aponta Franklin. Apesar disso, ele diz que os períodos mais propícios ao acesso são a madrugada e o início da manhã.

Em Fortaleza, escolas particulares organizaram esquemas de plantão hoje e amanhã, por telefone, e colocando computadores disponíveis aos alunos.

“Tivemos procura bastante intensa nas escolas ano passado. Procuramos passar orientações aos alunos”, detalha Halysson Dantas, da coordenadoria de aperfeiçoamento pedagógico da Secretaria da Educação (Seduc). Ainda segundo ele, no Interior, o atendimento também será feito em pontos de apoio das 20 Coordenadorias de Desenvolvimento da Educação (Creds).
 
Serão noites de sono difícil para quem se inscreve no Sisu para disputar vagas com concorrentes de todo o País. O sistema do Governo Federal que busca democratizar o acesso ao ensino superior prolonga a espera pela vaga. Apoio dos pais e orientação das escolas são fundamentais.

Serviço

Inscrição no Sisu
Quando: de hoje até dia 12/1
Onde: pelo site (sisu.mec.gov.br)
Quem pode tentar: candidatos que fizeram o Enem em 2011, com nota diferente de zero na redação

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.