3 de janeiro de 2023

Elmano nomeia oficialmente apenas 17 secretários e cumpre agenda em Brasília

O governador Elmano de Freitas acompanhou ontem em Brasília as posses
de ministros ao lado de Marina Silva (Foto: Reprodução/Facebook)

No segundo dia como governador, Elmano de Freitas (PT) nomeou oficialmente 17, dos 32, secretários de sua gestão, além da presidente do Conselho de Estadual de Educação. Os primeiros atos dele como chefe do Executivo foram publicados ontem no Diário Oficial do Estado (DOE).

Entre os titulares oficializados, estão novatos e secretários reconduzidos ao cargo. No entanto, ficaram de fora outros 14 nomes que ainda aguardam que o Executivo envie a proposta de reforma administrativa para o Legislativo. O texto precisa ser avaliado pelos parlamentares, para que só então a equipe do primeiro escalão do Governo Elmano assuma o desenho pretendido pela gestão.

As titulares das secretarias de Mulheres, de Direitos Humanos e de Cidadania e Diversidade, por exemplo, só poderão assumir oficialmente depois que a atual Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) for oficialmente desmembrada. Por enquanto, a titular segue sendo Onélia Santana, que consta oficialmente no DOE e foi reconduzida ao cargo.

Estão ausentes da lista de nomeados também aqueles nomes que atualmente ocupam cadeiras nos legislativos estadual e federal. São eles: Salmito Filho (PDT), anunciado como secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE); Oriel Nunes Filho (PDT), próximo secretário da Pesca e Aquicultura (SPA); Moisés Braz (PT), a ser secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA); Zezinho Albuquerque (PP), que vai para a pasta das Cidades (Cidades); e Robério Monteiro (PDT), futuro secretário dos Recursos Hídricos (SRH).

Elmano dedicou o primeiro dia após a posse para participar de eventos do Governo Federal em Brasília. Ontem, o petista acompanhou cerimônias que empossaram cinco ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre os titulares estão seus companheiros de partido, Camilo Santana (Educação), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Fazenda), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).

O governador compareceu também no evento que marcou a posse de Nísia Trindade como titular da Saúde. A agenda de compromissos em Brasília começou ainda no domingo, 1°, logo após sua posse como governador. Elmano assistiu de perto a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e descreveu o momento como um "momento histórico para o Brasil”.

O governador deve voltar ao Estado em breve, para cumprir compromissos em Fortaleza a partir desta terça-feira, 3. A agenda oficial, no entanto, ainda não está fechada.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Em primeiro dia como presidente, Lula assina 52 decretos e 4 MPs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.