5 de março de 2011

Memorial Patativa do Assaré

Fachada do Memorial em Homenagem a Patativa na cidade de Assaré - Foto: Antonio Vicelmo

A Fundação Memorial Patativa do Assaré, foi fundada no dia 04/05/1993, quando artistas assareenses resolveram criar uma entidade que viesse a preservar e valorizar a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré. A entidade promovia eventos e cursos para os munícipes, no mesmo ano a entidade foi reconhecida de utilidade pública pelo Governo Municipal.

Em 1998 a entidade fechou uma parceria com o Governo Municipal e o Governo do Estado do Ceará para a comprar, reformar e instalar num sobrado do século XVII, um museu que expusesse a vida e a obra do filho mais ilustre da cidade, Patativa do Assaré. Em 05 de março de 1999 foi então inaugurado o Memorial Patativa do Assaré, que possuem mais de 1.200 peças no seu acervo.

O imóvel escolhido para sediar o Memorial do poeta Patativa do Assaré, foi construída no final do século XIX em arquitetura colonial por Antônio Pereira Anselmo e faz parte da história de Assaré. Durante muito tempo o casarão com dois pavimentos foi a mais bonita residência da cidade, passou por vários donos dentre os quais Neném Brilhante, José Cartaxo Rolim, Zezé Pio e Sílvio Sampaio. prédio antigo. O casarão foi desapropriado e incorporado ao patrimônio do Município em 1994. Nas dependências do antigo sobrado, funcionou cadeia pública, hotel e Câmara de vereadores.

As entidades apoiadoras do memorial forneceram as mobílias, bem como todo material de multimídia de última geração na época. A família do poeta doou o acervo, objetos de uso pessoal, títulos e troféus, manuscritos, material da casa onde nasceu tudo para se montar o espaço museográfico.

No entanto o Memorial Patativa do Assaré não limita-se apenas entre as paredes do museu, com a ajuda do Ministério da Cultura o memorial Patativa do Assaré vem desenvolvendo atividades sócio – culturais em bairro em situação de vulnerabilidade com as seguintes ações: inclusão digital, oficinas de teatro, educação patrimonial, argila ponto cruz, crochê ,bordado e literatura de cordel e exibições cinematográficas.

A entidade recebeu o prêmio Ceará Vida Melhor, instituído pelo Governo do Estado do Ceará, onde foram certificados instituições que colaboram e promovem o desenvolvimento social, econômico e educacional do município.

O Memorial Patativa do Assaré faz parte do roteiro nacional de turismo o que faz com que aumente a demanda turística do município. E em nossa gestão o museu passou por uma reforma arquitetônica com ampliação e climatização do auditório D. Belinha Cidrão.

No centenário do Poeta Patativa, A Fundação Memorial Patativa do Assaré com o apoio do Governo do Ceará/Secretaria da Cultura, encontrou o meio mais apropriado de comemorar o centenário do Poeta Patativa do Assaré: levar o mestre da poesia popular até onde o povo está.

O Memorial do Poeta Patativa do Assaré funciona de segunda a sábado das 08:00h as 16:30h e aos domingos das 08:00h as 12:00h.

Com informações da Secretaria Municipal de Cultura do Assaré

Saiba mais:

http://www.blogdealtaneira.com.br/2011/03/assare-em-festa-por-seu-poeta-maior.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.