24 de agosto de 2012

Para eleitores, “Horário Gratuito” ajuda na decisão



Em artigo publicado no Jornal O Povo Online o geógrafo Tiago Pereira, faz uma avaliação dos programas eleitorais e da sua importância, para a democracia. “As pessoas assistem sim o programas e ficam comentando”, diz.

Para ele, o programa eleitoral é uma das mais importantes ferramentas de campanha, na perspectiva do eleitor. “Acho que pelo fato dos partidos não mobilizarem mais multidões, a TV e o rádio assumem esse papel de transmitir as ideias de cada candidato”, avalia.

O sindicalista Sidney Galdino pensa do mesmo jeito. “A propaganda é importante para que as pessoas saibam o que pensa cada partido e candidato”, afirma.

Para Sidney a perspectiva para as eleições deste ano é que os programas eleitoral assumam um papel importante. “Muita gente já comenta os programas e isso faz com que eles cresçam em importância”, diz.

Em Altaneira o rádio foi uma peça muito importante na campanha, o então candidato a reeleição Antonio Dorival de Oliveira, se apresentava nas pesquisas com um intenção de mais  60% da preferência dos eleitores e não prestigiou o horário eleitoral no rádio, realizou um programado e repetia por vários vezes, o mesmo programa, tornando-o cansativo e chato.

Por sua vez o jovem candidato das oposições, o empresário Delvamberto Soares (PSB) inovou, fez um programa com profissionalismo, dinâmico, temático e propositivo, digno das grandes produções da capital. Cada dia era um programa diferente, com temas diferentes e depoimentos de lideranças e populares.

O Professor e comunicador Carlos Tolovi atribuiu na época uma das razões da quase virada do jogo naquele pleito a qualidade e ao formato do Programa no rádio de um candidato que mostrava respeito ao eleitorado enquanto o outro não prestigiava este importante instrumento que estava na casa e no trabalho dos altaneirenses.

A diferença inicial entre os candidatos que era de mais de 30 pontos percentuais, caiu para o ínfimos 0,3% o que resultou em apenas 15 votos, o resultado surpreendeu o candidato a reeleição que acreditava ganhar com mais de 500 votos de maioria.

Logo mais vamos assistir o segundo dia do Programa eleitoral no rádio e vamos comparar mais uma vez o formado de cada um.

No primeiro programa do Professor Joaquim Rufino (PTB) foi lido a sua trajetória de vida e as suas conquistas profissionais e algumas de suas propostas. Nesse primeiro programa também foi apresentado o seu candidato a Vice Prefeito o comerciante Marques Dorivan.

No programa de Delvamberto, do PSB, o maior destaque acabou sendo sua fala sobre as realizações de seu curto espaço de tempo na gestão municipal e a divulgação de suas propostas.

Pesquisas internas, realizadas antes do inicio da campanha, apontava para uma semelhança com aquele quadro inicial de 2008, mantendo-se candidatos de situação e oposição nos mesmos cenários.

Um comentário:

  1. janne meire torres feitosasexta-feira, agosto 24, 2012 1:59:00 PM

    é aconselhável que todos os candidatos apresentem suas propostas em que seraõ avaliadas pelos eleitores,propostas viáveis para a populaçaõ altaneirense,o que já foi comprovado é que nosso candidato delvamberto apresentou as propostas,cumpriu o que prometeu.como o cartaõ mae, o bolsa universitário, o programa bebê saudável,tudo foi promessa que foram cumpridas e realizadas.é melhor analisar bem os candidatos para poder votar porque candidato bom é o que realiza as suas ações. janne meire torres feitosa.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.