19 de agosto de 2012

Ministra justifica falta de Dilma e nega motivação política

Cid Gomes ao lado da Ministra Gleisi Hoffmann que representou a presidente Dilma Rousseff durante solenidade no Centro de Eventos o Ceará - foto Ethi Arcanjo
A presidente da República Dilma Rousseff (PT) enviou um pedido de desculpas por escrito do governador Cid Gomes (PSB) e mandou como representante a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que negou motivações políticas para a ausência da petista da festa de “apresentação técnica” do Centro de Eventos do Ceará (CEC).

“Não tem nada a ver com eleição, não. Ela tem feito viagens normalmente. É que teve um evento muito grande em Brasília, o início do nosso programa de concessões para obras de infraestrutura, com muitos empresários, muitas reuniões. Ela queria muito ter vindo”, justificou Gleisi, com ar de espanto pela pergunta feita pelo O POVO.

Dilma participaria da festa do Centro de Eventos e, ainda, da inauguração oficial do Hospital da Mulher, como convidada de honra da prefeita Luizianne Lins (PT). O cancelamento foi anunciado na véspera das duas solenidades.

Segundo matéria do Jornal O Povo nos bastidores, há avaliação de que Dilma quis evitar uma saia justa ao subir no palanque dos dois aliados, que, em Fortaleza, agora marcham em frentes políticas opostas. Luizianne e Cid cortaram relações desde que o PSB optou por não apoiar o candidato petista à sucessão municipal, Elmano de Freitas. O partido do governador acabou lançando o deputado estadual Roberto Cláudio (PSB) para a empreitada.

Cid não fez a menor questão de negar que ficou sentido com a ausência de Dilma. “Eu fiquei triste, sim. Acho que alguém poderia até tentar fazer alguma intriga política, mas pra mim estava tranquilo, porque ela faria a inauguração do Centro e o evento da prefeitura. Ninguém poderia dizer que houve privilegio político. Mas, enfim, a agenda dela, quem resolve é ela”, lamentou.

Por causa das restrições impostas pela legislação eleitoral, o candidato a prefeito apoiado pelo Palácio da Abolição também não esteve presente, mas um de seus concorrentes, Inácio Arruda (PCdoB), que é senador, circulou no evento e disse que até pediu votos.

Bastidores

O governador Cid Gomes negou que tenha convidado o tenor Plácido Domingo pelo fato de o espanhol ser o cantor favorito da presidente Dilma.

Cid disse que, ao decidir trazer ao Ceará uma atração internacional, havia cogitado os nomes de Domingo ou do também espanhol José Carreras, mas só conseguiu viabilizar uma data com o primeiro, após contato pessoal feito pelo governador.

Cid, no entanto, disse que sabia do gosto de Dilma pelo tenor. A petista acabou assistindo a um concerto de Domingo recentemente, em Londres.

Além de Gleisi Hoffman – que foi econômica nas palavras com a imprensa –, outros representantes do Governo Federal compareceram à festa: os ministros do Turismo, Gastão Vieira; da Integração Nacional, Fernando Bezerra; e o secretário-geral dos Portos, Leônidas Cristino. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) também compareceu.

Entre as ausências chamou a atenção também a de Ciro e Ivo Gomes, irmãos do governador. O primeiro teria faltado porque estaria em atividade de campanha do candidato Roberto Cláudio. Ciro é um dos coordenadores da campanha.

O senador Inácio Arruda foi o único prefeiturável presente. O tema “eleições”, segundo ele, era recorrente entre as mesas do evento, lotadas de políticos, empresários, magistrados.

Com informações O Povo OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.