27 de novembro de 2022

Avanço de projeto de maior mina de urânio do país gera medo no sertão do Ceará

Fazenda Itatiaia, na Zona Rural de Santa Quitéria, onde pode ser instalado o projeto (Foto: Reprodução/CSQ)

O colunista do portal UOL, Carlos Madeiro, denunciou que um projeto para criar a maior mina de exploração de urânio no país, em pleno centro do semiárido cearense, está prestes a receber dois dos três licenciamentos necessários, apesar das críticas e do temor de moradores da região.

O maior receio é que a radiação em Santa Quitéria, que já é acima da média em alguns locais pela presença do minério, cresça a níveis problemáticos.

Além disso, o projeto prevê um grande uso de água em uma região marcada pela seca. Moradores e ativistas temem que isso deixe a população com acesso restrito ao líquido primordial ao ser humano. Os empreendedores dizem que não há riscos e que o projeto é seguro.

Hoje a exploração de urânio no país ocorre apenas em Caetité (BA) —antes houve em Poço de Caldas, em Minas Gerais, onde há uma série de problemas denunciados, como o aumento do índice de câncer, contaminação de água e acúmulo de rejeitos radioativos. No Ceará, há o medo de que a história se repita.

Na fazenda Itatiaia, há previsão da produção anual de 1 milhão de toneladas por ano de fertilizantes fosfatados, 200 mil toneladas de fosfato para ração animal e 2.300 toneladas de urânio.

Clique aqui e leia a reportagem na íntegra.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.