14 de novembro de 2022

Diversidade e inclusão marcam o primeiro dia de provas do Enem

Estudantes e professores da Escola Santa Tereza em Altaneira antes da saída para o exame na cidade de Crato (Foto: Reprodução/Facebook)

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada ontem reuniu mais de 2,4 milhões de candidatos em todo o país. Os inscritos responderam questões sobre linguagens, códigos e ciências humanas, que abordaram pautas atuais como igualdade, diversidade e eleições. O tema escolhido para a redação foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". A abstenção foi de quase 27%.

O exame, que é utilizado como passaporte para ingresso no ensino superior, foi aplicado em 11.175 locais, de 1.747 municípios de todo o país. Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h. As provas tiveram início às 13h30 e os inscritos tiveram até 19h para entregar o caderno de respostas. 

Considerada um pesadelo por muitos candidatos, a redação do Enem 2022 abordou uma temática avaliada como contemporânea pelos educadores, conforme destaca a professora de redação do Colégio Sigma Angêla Miranda de Souza.

"O tema é fundamental para colocar em evidência a discussão sobre a importância dos povos originários, a valorização da cultura e do povo quilombola e de muitos outros que vivem à margem da própria história", aponta Angêla.

No entanto, pondera que questionar quem são os "povos tradicionais" pode ser o "dilema" dos estudantes. "Eles não podem e não devem se restringir aos povos indígenas. Entre eles estão quilombolas, extrativistas, pescadores artesanais, rebeirinhos, entre tantos outros", completa a professora.

A prova é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e foi aplicada nas modalidades, impressa e digital. No próximo domingo, 20, os inscritos responderão às questões sobre ciências da natureza e matemática.

Estudantes que testaram positivo para covid-19 ou alguma doença infectocontagiosa listada no edital do certame terão até cinco dias úteis após a última etapa da prova — 20 de novembro — para solicitar a reaplicação do exame. Os testes serão realizados nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

O diretor da Escola Santa Tereza, professor Paulo Robson, compartilhou nas suas redes sociais uma imagem da saída dos estudantes para prestar o exame na cidade de Crato, desejando-lhes no sucesso, o que foi seguido por outros profissionais.

A Secretaria Municipal de Educação não divulgou o número de altaneirenses que participaram do primeiro dia de provas do Enem.  

Com informações portal Correio Braziliense


Clique aqui e confira o gabarito extraoficial do primeiro dia de provas do Enem 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.