7 de março de 2010

O Seminário São José

A origem do Seminário São José está relacionada ao primeiro bispo do Ceará, Dom Luiz Antônio dos Santos (1861-1881), que tinha o desejo de fundar na cidade um educandário religioso.

Para executar este sonho, o bispo enviou em 1872 dois padres lazaristas, Guilherme e Antônio, que pregaram a necessidade deste projeto e recolheram donativos para a sua construção. Dois anos depois, o bispo pôde autorizar a construção do Seminário do Crato. Dom Luiz chegou a morar em Crato para acompanhar de perto a edificação, em seu início.

No dia 07 de março de 1875, ainda em construção, o bispo colocou em funcionamento o seminário, utilizando naquela época, barracões de palha, enquanto se concluía a edificação do imponente edifício.

A instalação do seminário se deu bem antes da criação da diocese do Crato, que só veio ocorrer 39 anos depois, em 20 de outubro de 1914.

Ao longo de sua existência o Seminário São José foi fechado e reaberto várias vezes, devido ao fenômeno das secas e crises climáticas que assolaram o sertão nordestino.

O Seminário Episcopal do Crato, foi fundado pelo primeiro bispo de Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, em 1922. Anteriormente, o seminário funcionou como um anexo do de Fortaleza.

Criando o Seminário de Crato, Dom Quintino tornou-se o pioneiro do ensino superior, no interior do Ceará, recebendo jovens para o Seminário Menor e o Seminário Maior, ou seja, para o curso preparatório e o curso teológico.

Com informações de Umberto Cabral

Leia também:

http://www.blogdealtaneira.com.br/2010/03/a-universidade-regional-do-cariri.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.