7 de março de 2010

URCA, a Universidade Regional do Cariri

Reitoria da Universidade Regional do Cariri - foto Antonio Luis

A Universidade Regional do Cariri (URCA) é uma universidade pública estadual, com sede administrativa na cidade de Crato, atende a uma comunidade acadêmica de quase 8 mil estudantes de cerca de 100 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato sensu.

A URCA foi criada pela Lei Estadual nº 11.191, de 09 de junho de 1986, sob a forma de autarquia de regime especial e autorizada pelo Decreto nº 94.016, de 11 de Fevereiro de 1987, instalada oficialmente em 7 de março de 1987. 

A IES integra o Sistema de Ensino Superior do Estado do Ceará, vinculada à Secretaria da Ciência e Tecnologia e iniciou suas atividades a partir dos cursos de Ciências Econômicas, Direito e Tecnologia da Construção Civil, oriundos da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e cursos da Faculdade de Filosofia do Crato  da Fundação Padre Ibiapina que ministrava os cursos de História Natural, Geografia, Letras e Pedagogia.

Atualmente a URCA conta com mais de 20 cursos de graduação. Além de diversos cursos de Pós-Graduação, distribuídos em quatro campi, dois no município do Crato (Pimenta e São Miguel) e dois no município de Juazeiro do Norte (CRAJUBAR e Pirajá).

Em seus 23 anos, a URCA modernizou a infraestrutura e progrediu com projetos de melhoria, com a ampliação dos campi Crajubar e Pimenta. A qualificação docente teve início em 1990 e atualmente conta com o corpo docente composto por doutores, mestres e especialistas.

O professor Plácido Cidade Nuvens é o sexto Reitor da URCA, tendo como vice-reitora a professora Otonite de Oliveira Cortez.

Confira a relação dos ex-reitores da URCA:

Antônio Martins Filho - 1986-1987

José Teodoro Soares - 1987-1990

Manuel Edmilson do Nascimento - 1990-1996

Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau - 1996-2003

André Luiz Herzog Cardoso - 2003-2007

Com informações Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.