28 de março de 2010

Como age e o que defende a "Turma do NÃO"




Eles estão em quase toda parte. Para isso, basta haver um empreendimento, público ou privado, questões ambientais ou debates sobre o presente e o futuro da política

O projeto do estaleiro, que o Governo do Estado quer construir na praia do Titanzinho, no Serviluz, é muito mais do que um embate com a Prefeitura de Fortaleza, que é contra a localização.

Com forte apelo político e ampla cobertura da mídia, a polêmica acabou transformando-se, nas últimas semanas, em um terreno fértil para o fortalecimento de outro tipo de embate: o protagonizado por pequenos grupos de pessoas, que defendem posições radicais e, com muito barulho, desafiam o próprio poder.

Manifestações, protestos, atos, caminhadas e até greve de fome são ações comuns para eles. Um exemplo do tipo aconteceu na última sexta-feira, 26. Um grupo de cerca de 100 manifestantes se organizou em frente à praça das Docas, no Cais do Porto. Motivo: realizar uma passeata até a sede da Petrobras, em Fortaleza, para entregar uma carta de protesto.

No texto, as dez entidades que subscrevem são claras: ``Informamos aos senhores que não aceitaremos de forma alguma a destruição da praia do Titanzinho``.

Episódios como esse são abundantes, e não só no Ceará. Já houve greve de fome contrária a transposição das águas do rio São Francisco; na construção do do açude Castanhão, vários questionamentos foram levantados. Sem contar com protestos outros, como os contrários à ponte da Sabiaguaba e do Porto do Pecém, entre muitos outros.

O governador Cid Gomes (PSB) já chegou a afirmar que iria encomendar uma tese ao curso de Psicologia da UFC sobre os resistentes. ``Impressionante, eu nunca vi essas pessoas serem a favor de nada``, enfatizou, há alguns dias.

O Jornal O POVO apresenta alguns desses grupos e levanta a discussão sobre como eles atuam e agem na sociedade.

Por Tiago Coutinho

Leia mais:

Crítico no discurso e radical na ação
Para professor, é necessário
Ex-petista, vereador se diz oposição independente
Quando o poder amansa os radicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.