27 de março de 2010

O Dia do Circo

Estrutura tradicional de circo na década de 1990 - foto: Reprodução/Wikipédia

Hoje (27/03) no Brasil é comemorado o Dia do Circo. A celebração da data visa de valorizar a arte circense e também seus integrantes como os palhaços, os malabaristas, os trapezistas, os acrobatas, os contorcionistas, os equilibristas, os mágicos e a grande estrutura de lona colorida e as arquibancadas com o picadeiro circular onde acontecem diversos espetáculos.

A data foi criada em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Silva, conhecido como Piolin. Ele nasceu dia 27 de março de 1897 no circo que estava armado na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Seu crescimento ocorreu dentro do circo, pois seus pais eram artistas circenses. Foi criador do circo do Piolin, que trabalhou cerca de 30 anos.

Abelardo faleceu na cidade de São Paulo, em 4 de setembro de 1973 com 76 anos. Além de ter tido um reconhecimento internacional, seu trabalho inspirou muitos outros palhaços no Brasil e no mundo.

Embora sua atividade mais conhecida seja como palhaço, ele foi um artista múltiplo pois também era malabarista, contorcionista, mímico e músico no circo.

O nome artístico Piolin é um apelido que ele recebeu dos espanhóis. O termo significa “barbante” em espanhol e está relacionado com suas características físicas, pois ele era muito magro e tinha pernas bem compridas.

Piolin foi homenageado na Semana de Arte Moderna de 1922. Para os organizadores do evento, o palhaço era um exemplo de artista genuinamente brasileiro e figura singular da cultura popular do Brasil. Isso porque ele era um artista muito engajado e grande divulgador da arte.

História do Circo

A história do circo é bem mais antiga do que imaginamos, pois, esse conceito já foi encontrado em estudos da Antiguidade.

Acredita-se que gregos, romanos, egípcios, chineses e indianos já praticavam algumas atividades que hoje relacionamos com a arte circense.

Na Roma antiga, destaca-se o “Circo Máximo” (circus maximus), uma grande arena onde aconteciam apresentações de jogos e de entretenimento para uma plateia de cerca de 150 mil pessoas. Hoje, restam somente algumas ruínas que provam sua existência.

No entanto, foi no século XVIII na Inglaterra que o circo, tal qual conhecemos hoje, ganhou vida e se espalhou pelo mundo. No Brasil, o circo chegou quase 100 anos depois por meio de imigrantes europeus.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.