27 de março de 2010

Renato Russo

Renato Russo no show da Legião Urbana em 1988 - foto: Ricardo Belliel

Renato Manfredini Júnior, nasceu Rio de Janeiro, 27 de março de 1960. Cantor, compositor, produtor, vocalista Renato Russo foi o fundador da banda de rock Legião Urbana. O grupo teve importante capítulo na história da música brasileira nos anos 1980.

Como integrante da Legião Urbana, Renato lançou oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo e três discos solo. Entre os mais conhecidos estão: “Legião Urbana 2” (1986) e “Quatro Estações” (1989). Entre seus sucessos destacam-se “Será” (1985), “Eduardo e Mônica” (1986), “Que País é Esse” (1987), “Pais e Filhos” (1989). 

Até os seis anos de idade, Renato viveu no Rio de Janeiro junto com sua família. Em 1973, a família trocou o Rio de Janeiro por Brasília. Aos quinze anos, Renato foi diagnosticado como portador da epifisiólise, uma doença óssea. Durante o período de tratamento, Renato teria se dedicado quase que integralmente a ouvir música, iniciando sua extensa coleção de discos dos mais variados estilos. Simultaneamente à cura da epifisiólise, passou no vestibular para jornalismo no Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub).

Em 1978 Renato conheceu Fê Lemos e formaram a banda Aborto Elétrico. Os primeiros sucessos vieram em 1981 e começaram a fazer shows mais profissionais. Porém, logo quando estavam ganhando certa fama em Brasília, Fê e Renato brigaram, e a banda se separou.

Renato continuou como “O Trovador Solitário”, o qual cantava e tocava um violão de doze cordas sozinho, mas depois formou uma banda com Marcelo Bonfá na bateria, que mais tarde, com Dado Villa-Lobos e Renato Rocha, formaram a banda Legião Urbana.

Formação clássica da banda Legião Urbana. Da esquerda para a direita; Renato Rocha, Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos - Foto Ricardo Junqueira

Renato Russo viveu no período da ditadura militar, que pode ser vista como fator que influenciou significativamente tanto nas músicas quanto nas suas atitudes perante a sociedade brasileira.

Renato Russo faleceu no dia 11 de outubro de 1996, de doença pulmonar obstrutiva crônica, septicemia e infecção urinária (consequências da AIDS). O corpo de Russo foi cremado e suas cinzas foram lançadas no Sítio Roberto Burle Marx.

No dia 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do cantor, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, ao lado do empresário Rafael Borges, anunciaram o fim das atividades do grupo. Estima-se que a banda tenha vendido cerca de 20 milhões de discos no país durante a vida de Renato.

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.