27 de janeiro de 2026

O papel estratégico do reajuste dos professores, por Érico Firmo

Por medida provisória o presidente Lula reajustou o Piso em 5,40% (Foto: Reprodução/BA)

Medida provisória assinada na semana passada pelo presidente Lula (PT) reajustou o piso dos professores de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63. A categoria celebrou, pois estava projetado índice de 0,37%, muito abaixo da inflação de 2025, de 3,9% conforme o INPC. Mas representantes de prefeituras protestam e apontam impacto nas contas públicas.

Repete-se o discurso dos prefeitos, todos os anos, contra os reajustes. Eles não estão errados na preocupação com o equilíbrio fiscal. Mas parecem não compreender a dimensão da política pública em curso.

Não se trata apenas de os professores ganharem melhor. É uma maneira de reposicionar a forma como a profissão é vista. A docência não é apenas importante, é estruturante na sociedade. Todos os trabalhadores tiveram professores, de forma geral e específica para a área.

A carreira, porém, se tornou sinônimo de desvalorização. Sou filho e sobrinho de professoras. Sou provavelmente da primeira geração que passou a ver esses profissionais como alguém que ganha pouco e trabalha demais para ter o básico. Em sala de aula, quando se conversava sobre qual profissão seguir, praticamente ninguém falava da docência.

O piso dos professores e a política de reajustes são um passo para fazer com que a sala de aula volte a ser atrativa para os estudantes. É relevante para o Brasil, desde a economia até cultura, que os jovens voltem a se encantar e a desejar ser professores. Por isso é tão necessário que o piso tenha aumento real, acima da inflação. Para que nunca mais se desvalorize e o País ande para trás.

Publicado originalmente no portal O Povo +

Leia também:

O ontem e o hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.