21 de setembro de 2012

A memória que ficou à beira da linha do trem

Antiga Estação Ferroviária do Crato - foto Anuário do Ceará

A próxima edição do projeto PerCursos Urbanos acontece neste sábado (22) e refaz o caminho da linha do trem do Cariri e pretende perceber a memória que ficou esquecida à sua margem, sob aspectos econômicos, históricos e culturais. Sob o título “E O Trem, Voltou?”, o trajeto começa às 15h deste sábado, saindo do Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte. As inscrições são gratuitas e limitadas.
 
Para relembrar e sentir poesia, a memória e as histórias de nossa região escondidas e esquecidas à beira da linha do trem, Raimundo Soares Filho, advogado e ex-professor de História, é o convidado à mediar o grupo pelo circuito de Crato à Juazeiro.
 
Com um ônibus, um microfone, e histórias para compartilhar, o PerCursos Urbanos se efetiva na cidade. O projeto tem a intenção de fazer, a cada novo percurso, um recorte cultural do Cariri, a saber os pilares patrimônio, memória, situações e cidade. Criado pela ONG Mediação de Saberes, em parceria com o  CCBNB Cariri e a Universidade Federal do Ceará, o PerCursos Urbanos chegou ao Cariri em 2011.
 
Procurando ampliar os limites do conhecimento e aquecer a memória coletiva, o PerCursos Urbanos faz itinerários culturais, não-turísticos, que visem o compartilhamento de pensamentos e ideias sobre o determinado tema. Entre suas edições, figuram percursos sobre fotografia, forró eletrônico, desenho, memórias sonoras, lendas e mitos, cinema, formas de educar, loucura, terreiros de umbanda e candomblé e por aí vai.
 
Para participar como “passageiro” é preciso fazer a inscrição na sede do CCBNB, em Juazeiro do Norte. O projeto se mantém aberto à sugestões de percursos, basta ter um tema, um mediador com amplos saberes sobre o assunto e, no mínimo, três pontos para visitarmos.
 
Serviço
“E o trem, voltou?” com Raimundo Soares Filho – projeto PerCursos Urbanos - Cariri. Sábado, 22 de Setembro, às 15h, saindo do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (Rua São Pedro, 337).
Mais informações: (88) 3512-2855 ou envie um e-mail para percursosurbanoscariri@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.