30 de setembro de 2012

Quase 40% dos eleitores ainda não tem candidato a vereador

O Jornal O Povo publica na edição deste domingo  analise da pesquisa O POVO/Datafolha realizada a na penúltima semana desta campanha mostrando que 39% dos eleitores de Fortaleza não definiram o candidato a vereador em quem pretendem votar.

Dos entrevistados pelo Datafolha, pouco mais da metade dos fortalezenses - 56% - responderam já ter o nome do parlamentar definido.

O número destoa do resultado da pesquisa para prefeito, no qual 8% dos eleitores ainda se declaram indecisos.

Os eleitores menos resolvidos quanto ao voto para vereador são os mais jovens. No segmento com idade entre 16 e 24 anos, 49% afirmam não ter candidato, enquanto 47% dizem ter escolhido o parlamentar.

Quando as respostas dos entrevistados sobre a eleição para vereador são confrontadas com os resultados das intenções de voto para prefeito, percebe-se que os eleitores de Renato Roseno (Psol) são os mais indecisos com relação à eleição para a Câmara Municipal. Dos que optaram pelo candidato do Psol na pesquisa estimulada, 48% ainda não se definiram quanto ao parlamentar a ser escolhido. Isso ocorre apesar de Roseno ser quem mais insistentemente aborda a necessidade de voto casado para o Executivo e para o Legislativo.

Já os eleitores mais definidos quanto ao voto para a Câmara são os que declaram opção por Elmano de Freitas (PT), Inácio Arruda (PCdoB) - ambos 66% - e Heitor Férrer (PDT) - 63% declaram ter candidato a vereador.

O Datafolha ouviu 1.143 eleitores, nos dias 25 e 26 de setembro de 2012. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Boa parte do sucesso ou fracasso político de um prefeito depende da Câmara Municipal eleita. A composição do Poder Legislativo é determinante para a forma como a gestão se articula. Se será necessário ceder mais e negociar mais para garantir maioria, se o governante terá mais ou menos poder, se será mais ou menos fiscalizado. E se conseguirá aprovar projetos de seu interesse. Mesmo assim, a importância dada a essa eleição ainda parece ser secundária para mais de um terço dos fortalezenses.

Em Altaneira a situação não é muito diferente, por isso nesta reta final de campanha os trabalhos dos candidatos e candidatas devem ser intensificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.