24 de setembro de 2020

"Risco zero, só se não sair de casa", diz Barroso sobre eleições

O presidente do TSE reforçou que "quem for sem máscara não poderá entrar na sessão" (Foto: Abdias Pinheiro) 


O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou ontem (23/09), que o risco zero em relação a infecção por coronavírus só poderia ser atingido se não houvesse eleições. O magistrado apresentou a representantes de partidos políticos as medidas sanitárias que serão adotadas no pleito deste ano para dificultar a disseminação de coronavírus entre os eleitores.

Entre as ações apresentadas, está o uso de álcool em gel nas mãos antes e após ter contato com a urna eletrônica. Também será obrigatório o uso de máscaras, mesmo nas regiões onde não existe lei local tratando do tema. "O presidente do Senado pediu e obteve, junto ao Ministério da Saúde, 3 milhões de máscaras que serão distribuídas para quem estiver sem máscara. Não dá para todo mundo não. É só um pouquinho. Quem for sem máscara não poderá entrar na sessão", disse o presidente do TSE.

"Por recomendação da nossa consultoria sanitária, nós modificamos um pouco o fluxo natural da eleição. Então o eleitor chegará na sessão e vai se dirigir a mesa. Nós suprimimos a biometria para minimizar o risco de contágio e a identificação do eleitor vai ser exibindo o documento. O mesário lê e o segundo mesário registra... Como não tem biometria, terá que assinar a lista de votação. Então o eleitor vai higienizar as mãos com álcool gel, e assinar, com a própria caneta, se possível", detalhou Barroso.

"Se ele não tiver caneta, a sessão vai fornecer. Ele vai pegar o comprovante que votou, se precisa. Ele vota, vai embora, e na saída terá outro litro de álcool gel. Foram as recomendações da nossa consultoria sanitária, e estamos bem seguros de que isso minimizará o risco de contaminação. Risco zero, senhores, só se não tiver eleição. Só se a gente não sair de casa", ponderou o ministro do Supremo.

Com informações portal Correio Braziliense


Leia também:

 

TSE testará sistemas de votação pela internet para futuras eleições


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.