![]() |
| A cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar 2026 será realizada em 15 de março de 2026 (Foto: Kevin Winter) |
A obra, dirigida por Kleber Mendonça Filho e estrelada por Wagner Moura, vem sendo destaque em grandes eventos de Hollywood desde maio de 2025, quando venceu dois dos principais prêmios do Festival de Cannes: Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho.
Após as vitórias, as expectativas para um Oscar se elevaram ainda mais. A cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar 2026 será realizada em 15 de março de 2026, em Los Angeles, Estados Unidos, com exibição ao vivo pelo canal TNT e o serviço de streaming HBO Max, a partir das 20h (horário de Brasília).
Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo, um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.
Duelo de atores gigantes: Moura e Chalamet são favoritos ao
Oscar
Com a indicação de Wagner Moura ao Oscar de Melhor ator, há uma disputa clara entre o brasileiro e o norte-americano Timothée Chalamet. Em uma sequência de vitórias, Timothée vem conquistando a crítica com sua performance em Marty Supreme. O ator estadunidense começou a se destacar no universo cinematográfico pelos seus projetos com Luca Guadagnino, como Me chame pelo seu nome (2017), que trouxe sua primeira indicação ao Oscar, e Até os ossos (2022). Timothée também brilhou em Adoráveis mulheres (2019), adaptação realizada por Greta Gerwig.
Depois de grandes sucessos quando mais jovem, Timothée cresceu mais ao fazer parte da franquia Duna, do diretor Denis Villeneuve. O ator interpreta Paul Atreides e protagoniza a história até aqui. No ano passado, o americano deu vida a Bob Dylan em Um completo desconhecido e arrematou mais uma indicação à premiação da Academia. Com a indicação de 2026, Timothée Chalamet se torna o ator mais jovem a ter três indicações.
Na temporada atual de premiações, o ator americano venceu o Globo de Ouro como Melhor ator em filme de comédia e venceu de Wagner Moura no Critics Choice Awards na categoria de Melhor ator. Timothée ainda está indicado no Bafta e no Actors Awards, listas das quais Wagner Moura ficou de fora. Mas Wagner Moura mostrou musculatura com uma série de premiações. O brasileiro venceu o Globo de Ouro, em Melhor ator em filme de drama, e ganhou prêmio de atuação no Festival de Cannes.
Ambos os atores possuem carreiras marcantes. Apesar de ser brasileiro e ter dado vida a muitos papéis, inclusive na televisão, Wagner também se destaca no meio internacional desde sua performance em Narcos, quando interpretou Pablo Escobar por duas temporadas da série da Netflix. Timothée e Moura entram como dois fortes competidores mas, se depender da torcida, o brasileiro volta com a estatueta para casa.
Repercussão antecipa o carnaval
Após o anúncio das indicações do Oscar, as redes sociais foram tomadas de comemorações pelo destaque do longa de Kleber Mendonça Filho. O próprio diretor utilizou as redes sociais para agradecer a energia brasileira em cima do sucesso de O agente secreto. Kleber, ao falar do número de indicações iguais a de Cidade de Deus e um ano após Ainda estou aqui alcançar o Oscar, quis lembrar que o destaque de O agente secreto é uma combinação de muitos fatores.
"A combinação de vir do Recife, que tem um talento nato para cultura, literatura, teatro e para o cinema. O Agente Secreto não surgiu esse ano. O Agente Secreto é fruto de muitos outros filmes. Não só os filmes que eu já fiz, mas o filme também não existiria sem Amarelo manga, de Cláudio Assis, por exemplo", comenta Kleber — ao assistir Amarelo manga, foi a primeira vez que Kleber viu a beleza de Recife em uma tela de cinema.
O cineasta também reforça a presença de filmes brasileiros no Festival de Berlim e pensa sobre o futuro. "Eu espero que novos filmes incríveis estejam sendo trabalhados hoje. Escritos, montados ou mixados nesse momento em que eu estou aqui falando com vocês. Um grande abraço para todo mundo que tenha acompanhado a trajetória do O agente secreto desde maio de 2025, no Festival de Cannes. Eu estou muito feliz com esse dia de hoje", finaliza Kleber Mendonça.
Atriz coadjuvante de O agente secreto, Suzy Alves conta ao Correio que o momento da divulgação foi muito emocionante. O longa foi indicado a Melhor elenco, além de Melhor filme, Melhor filme internacional e Melhor ator. "Isso é muito importante e significativo, pelo coletivo, de ter um elenco tão diverso e com tanta cara de Brasil real, e também por prestigiar e dar foco a uma profissão que é realizada silenciosamente no bastidor. Estou muito feliz que tenhamos sido indicados nessa categoria", afirma Suzy.
Selton Mello, ator de Ainda estou aqui, que esteve presente no Oscar do ano passado, parabenizou a equipe. "Emilie, Wagner, Kleber e todos os atores e técnicos de O agente secreto. Emocionante ver vocês fazendo mais e mais história no ano seguinte ao nosso. è de lavar a alma", escreveu o ator. Selton também destacou Adolpho Veloso. "Seu trabalho é estupendo em Sonhos de trem. Viva nossos talentos imensos", compartilhou o ator.
O presidente Lula também utilizou das redes para prestigiar o trabalho de Wagner, Kleber e Adolpho Veloso, diretor de fotografia. "O cinema brasileiro está em um dos melhores momentos de sua história! A indicação de O agente secreto para quatro categorias do Oscar é motivo de celebração para todo o país. É o reconhecimento da nossa cultura e da capacidade do Brasil de contar histórias que emocionam o mundo", escreveu o presidente. "Parabéns a toda a equipe de o O agente secreto pelas indicações: Melhor filme, melhor filme internacional, melhor direção de elenco e melhor ator para Wagner Moura. Parabéns também a Adolpho Veloso, pela indicação de melhor Fotografia em Sonhos de trem. O Brasil se orgulha de todos vocês", publicou.
A ministra da cultura, Margareth Menezes, afirmou que o cinema brasileiro vai brilhar no Oscar este ano. "Deixo meus parabéns ao Wagner, ao diretor Kléber, a todo o elenco, aos produtores, roteiristas e técnicos que estão nos bastidores fazendo toda a magia acontecer", destacou.
O vice-presidente Geraldo Alckmin manifestou sua torcida pelos indicados. "Grande dia para o Brasil e o cinema brasileiro. O agente secreto recebeu quatro indicações para o Oscar! E o diretor Adolpho Veloso também foi indicado para melhor direção de fotografia pelo filme Sonhos de Trem. Já estamos aqui na torcida", escreveu Alckmin.
Com humor, Daniela Mercury publicou um vídeo em clima de festa com Wagner Moura. A artista brincou que "o Nordeste tem o molho", referenciando a música de O Kanalha, que tem acompanhado os vídeos de Wagner em premiações. "Um feito gigante para o cinema e para a cultura brasileira e nordestina, sobretudo. Sabemos o quanto é difícil sermos legitimados ao contar nossas histórias. Um ato de coragem, persistência e resistência. Mas conseguimos, porque somos universais ao sermos regionais", destacou Daniela.
Publicado originalmente no Correio Braziliense
Leia também:
O Brasil na Copa do Mundo do cinema

Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.