21 de fevereiro de 2026

A folia pré-eleitoral na política do Ceará, por Guilherme Gonsalves

O senador Cid, o governador Elmano e o ministro Camilo não se encontram no Carnaval (Foto: Reprodução/BA/Redes Sociais)

Não sou muito adepto de celebrações e festividades carnavalescas, confesso. Neste feriado tirei dois dias para tentar aproveitar algo mais familiar, mas, mesmo esses momentos mais distante dos noticiários, me chegaram diversos burburinhos e ventilações de bastidores da política cearense. E olha, foi animado.

Tradicionalmente os parlamentares aproveitam os dias para visitarem suas bases eleitorais, viajarem e claro, se articularem e desenharem os cenários de uma eleição que se avizinha em poucos meses.

Camilo de camarote na Sapucaí

Camilo e sua esposa no Carnaval do Rio com Lula (Foto: Reprodução/Instagram)

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT) acompanhou de camarote o desfile em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos Acadêmicos de Niterói no Rio de Janeiro no domingo passado.

Ele esteve acompanhado da esposa Onélia Leite, conselheira do Tribunal de Contas do Ceará (TCE), do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira, e do prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva.

Rota Cid Gomes

Cid com o presidente da Alece e a prefeita de Granja (Foto: Reprodução/Instagram)

Discreto neste ano de 2026 publicamente, o senador Cid Gomes (PSB) passou o Carnaval rodando o norte do Ceará, passando por Camocim, recebido pelo deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB) e em Granja, recepcionado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB).

Fiel da balança

Elmano com o secretário de Segurança e o comandante da PM (Foto: Reprodução/Instagram)

O senador é um fator decisivo para os planos do Governo do Ceará nas eleições. Elmano de Freitas (PT) sinalizou tê-lo como coordenador de sua campanha e tese bem aceita por Cid. As tratativas de alas é ainda convencê-lo a tentar reeleição, algo que ele não demonstra disposição de querer.

A situação do senador é acompanhada pela oposição. Segundo relatos ouvidos pela coluna há "recados de todo lado" de interlocutores entre Cid e o seu irmão Ciro Gomes (PSDB), possível adversário de Elmano na disputa de governador.

Pinga-fogo

MDB fará encontro regional dia 28 em Fortaleza. O evento deverá ter mais acenos e sinalizações de apoio a candidatura de Eunício Oliveira ao Senado. Maria Luiza Fontenele, ex-prefeita de Fortaleza, receberá Comenda Ceci Cunha, que homenageia mulheres de destaque, do Senado Federal.

Publicado originalmente no portal O Povo +

Leia também:

O protagonismo que Cid parece buscar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.