![]() |
| Sedes do Congresso Nacional, da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Reprodução/BA/Redes Sociais) |
O Congresso Nacional abre o ano legislativo em Brasília com sessão solene marcada para 15 horas, com participação de senadores e deputados federais. Será lida mensagem do presidente da República, que deve ser entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT).
A leitura caberá ao primeiro-secretário da Mesa do Congresso, deputado Carlos Veras (PT-PE). A mensagem aponta temas e projetos considerados prioritários pelo governo para o ano de 2026.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, também deve levar a mensagem do Poder Judiciário. Após a leitura, haverá pronunciamentos do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
No Plenário 13 de Maio, a sessão inaugural do ano será às 9 horas e o governador Elmano de Freitas (PT) fará a leitura da mensagem com as diretrizes da gestão para 2026, além de um balanço da situação do Estado e do anúncio de medidas consideradas prioritárias para o último ano deste mandato.
Já no Plenário Cincinato Furtado Leite, a expectativa se volta para a mensagem da prefeita Késia Alcântara (PSB), que deve abordar o primeiro ano da administração e apresentar as perspectivas para o segundo ano à frente do Executivo municipal.
A prefeita Kesia iniciou ano com assinaturas de ordens de serviço, início obras e com a elogiada jornada pedagógica e a entrega kit escolar, mas ainda não falou sobre o reajuste dos servidores municipais.
Já o presidente Deza terminou o ano envolto de críticas da mídia regional e estadual pela aquisição de um carro de luxo para o Legislativo e iniciou o ano com mais críticas pela cassação, sem processo e sem direito a defesa do mandato do vice-presidente da Câmara vereador Valmir Brasil (PSB).
Leia
também:

Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.