8 de maio de 2010

Brasileirão começa ofuscado pela Copa do Mundo e com grandes em baixa

Os times da série A em montagem de Raimundo Soares Filho
Como é de praxe de quatro em quatro anos, o Campeonato Brasileiro de 2010 começa ofuscado pela Copa do Mundo. Além disso, a atual edição do Nacional, que tem início hoje com três jogos, chega com alguns dos principais grandes do país em baixa e com crise.

Os arquirrivais Palmeiras e Corinthians são dois exemplos claros que ilustram o panorama citado no parágrafo acima. O time alviverde foi eliminado pelo modesto Atlético-GO na disputa de pênaltis nas quartas de final da Copa do Brasil. O clima entre o principal jogador Diego Souza e a torcida está cada vez pior, o que faz com que o clube queira vendê-lo para o exterior.

Já o Corinthians chega ao Brasileirão ainda machucado pela eliminação na competição mais esperada no ano do seu Centenário: a Copa Libertadores. O revés nas oitavas contra o Flamengo fez com que a crise explodisse no clube. O presidente Andrés Sanchez e o técnico Mano Menezes, antes quase unanimidades, passaram a ser questionados.

Vasco e Fluminense também passam por momentos delicados. De volta à primeira divisão após sagrar-se Campeão da Série B, a equipe alvinegra inicia o Brasileiro disposto a deixar para trás sua campanha discreta no Estadual do Rio. Além disso, a eliminação na Copa do Brasil para o Vitória trouxe mais pressão para o clube.

O Flu também está em situação difícil. O clube demitiu Cuca no mês passado e aposta em Muricy Ramalho para fazer uma boa campanha no Brasileiro. No entanto, o treinador conheceu as primeiras dificuldades logo em seus primeiros jogos: o time carioca se despediu da Copa do Brasil ao sofrer duas derrotas para o Grêmio.

Neste início de Brasileiro, há também os clubes mais preocupados com outras competições. São Paulo, Flamengo, Internacional e Cruzeiro concentram suas atenções na Libertadores. Já Grêmio, Atlético-GO, Santos e Vitória estão nas semifinais da Copa do Brasil e almejam a possibilidade de disputar o torneio continental em 2011.
Claro que nem todos os grandes do Brasil começam o Campeonato Brasileiro em baixa. O problema é que os clubes que atravessam um bom momento devem poupar os seus principais atletas no início por conta de estarem disputando outras competições simultâneas como a Copa do Brasil e a Libertadores, o que faz com que iniciem o Nacional mais enfraquecidos.

É o caso do Santos, ainda time sensação do ano, que declaradamente priorizará a Copa do Brasil nas rodadas iniciais do Brasileirão. O técnico Dorival Júnior já avisou que irá poupar cinco titulares para o confronto contra o Botafogo no sábado. Na mesma situação se encontram Grêmio (semifinalistas da Copa do Brasil), além de São Paulo, Flamengo, Inter e Cruzeiro (que estão nas quartas de final da Libertadores).

A prioridade de oito dos 20 integrantes da Série A para outras competições que não sejam o Brasileirão faz com que alguns clubes tenham mais chance de disparar no início do campeonato nacional, casos principalmente de Atlético-MG e Botafogo (campeões estaduais) e do próprio Corinthians, que apesar da eliminação possui um elenco muito forte e irá priorizar o título brasileiro para tentar apagar a tristeza por mais uma Libertadores perdida.

Mas o Corinthians tem um fator que pode atrapalhá-lo na conquista do Nacional deste ano: a possibilidade de desmanche. Nomes como Jucilei, Elias e Dentinho estão citados para deixar o clube e podem fazer isto na intertemporada da Copa do Mundo. Vale lembrar que após a conquista da Copa do Brasil do ano passado o time alvinegro sofreu com o mesmo problema e fez um Brasileirão mediano.

Além do Corinthians, o Santos é um clube que corre o risco de ficar muito enfraquecido com a reabertura do mercado europeu. Os estrangeiros estão de olho nos Meninos da Vila. Além disso, o contrato de Robinho acaba em agosto, e o clube não conseguiu ainda renová-lo com o Manchester City.

Como a intertemporada ocorre apenas a cada quatro anos, é difícil fazer previsões dos efeitos que ela possa causar nos clubes brasileiros. Tendo em base a Copa do Mundo de 2006, algumas tendências podem ser observadas.

A principal delas é que Inter e São Paulo foram os únicos que terminaram o ano ‘ilesos’, por protagonizarem tanto o Brasileiro quanto a Libertadores – na competição sul-ameriana, os gaúchos venceram os paulistas na final, mas o time tricolor deu o troco no certame nacional. É observar para ver se o mesmo acontecesse esse ano.

1ª RODADA DO BRASILEIRO
Sábado, 8/5

18h30 - Santos x Botafogo
18h30 - Palmeiras x Vitória
18h30 - Atlético-GO x Grêmio
Domingo, 9/5
16h - Flamengo x São Paulo
16h - Atlético-MG x Vasco
16h - Internacional x Cruzeiro
16h - Corinthians x Atlético-PR
18h30 - Ceará x Fluminense
18h30 - Guarani x Goiás
18h30 - Avaí x Grêmio Prudente

Com informações do UOL Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.