18 de maio de 2010

Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Neste dia 18 de maio, gestores/as, servidores/as e trabalhadores/as dos órgãos e organizações de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes mobilizados a apoiar e divulgar a “Flor símbolo da infância”, que ao mesmo tempo demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual, com a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar.

O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar nas cidades brasileiras, mas acima de tudo é necessário que essa questão seja vista como uma questão de todos/as.

O Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Com informações Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.