17 de novembro de 2020

32 anos depois, PT de Altaneira repete feito do antigo PFL

 

Vereadores e vereadoras do PT serão dois terços da composição da Câmara Municipal de Altaneira (mosaico com fotos da Urna)

Em 1988 com a com a vigência da nova Constituição brasileira a Câmara Municipal de Altaneira passaria a ser composta por nove vereadores. Naquele ano três partidos disputavam as eleições municipais. O Partido da Frente Liberal (PFL) contava em seus quadros o então prefeito Francisco Fenelon Pereira e o ex-prefeito João Ivan Alcântara, que disputava seu segundo mandato.

João Ivan Alcântara foi feito prefeito com 63,4% dos votos válidos e seu partido elegeu seis vereadores, João Gualberto da Silva (321), Raimundo Nogueira Soares (259), Raimundo Arrais de Oliveira (257), Francisco Ananias Barbosa (231), Marques Dorivan de Oliveira (229) e Francisco Gonçalves de Oliveira (196).

O PMDB, partido do candidato adversário, Antonio Rufino de Oliveira, elegeu dois vereadores José Godofredo Sobrinho (127 votos) e João Rufino de Oliveira (87 votos) e o PDS elegeu o vereador Januário Rufino de Oliveira com 103 votos.

Nenhum outro partido havia conseguido repetir o feito do PFL até último domingo (15/11) quando o PT elegeu seis dos nove vereadores. Gean (439), Silvania Andrade (410), Professor Nonato (382), Júnior (367), Deza Soares (332) e Rafaela Gonçalves (313).


Reeleita, a vereadora Silvania foi a primeira vereadora a ser eleita pelo PT, antes os atuais secretários municipais Ceza Critóvão (Agricultura) e Humberto Batista (Finanças) tentaram sem sucesso uma vaga no Legislativo. Dos eleitos 4 estreiam na política, inclusive o primeiro colocado Gean Moura. O professor Deza que foi eleito pela primeira vez PFL volta a ocupar uma cadeira. A advogada Rafaela fica com a cadeira que era de sua mãe e o Professor conquista a vaga que já foi de sua sogra. O servidor Junior Paulino também estreia na política com excelente votação.

Confira a votação proporcional de cada partido:

Além do número de partidos com vereadores eleitos (três) e a data da eleição (15/11) outra grande semelhança entre os dois é que os altaneirenses voltaram a eleger dois irmãos para o Legislativo Municipal. Em 1988 foram eleitos João Rufino e Januário Rufino este anos foram eleitos Deza Soares e Ariovaldo. 

A diferença é que em 1988 os três primeiros colocados superaram o quociente eleitoral, em 2020 nenhum candidato ou candidata conseguiu tal feito.

 

Clique aqui e confira o resultado oficial das eleições em 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.