14 de novembro de 2020

Ana Késia pode quebrar três tabus da Política de Altaneira

Candidata Késia discursando no primeiro Comício Virtual da História de Altaneira (Foto: Wesley Vieira)

Assim como 
a "Onda Azul" americana elegeu a senadora Kamala Harris, primeira mulher para a Vice-Presidência da República dos Estados Unidos da América, a "Onda Azul" altaneirense pode eleger amanhã (15/11) a empresária Ana Késia (PDT) a primeira prefeita do Município de Altaneira. Se confirmada a vitória, Késia quebrará três grandes tabus da Política de Altaneira. 

Os três tabus que podem ser quebrados na eleição deste domingo são: 1) Eleger uma mulher Prefeita; 2) Eleger uma candidata de nível superior;3) Derrotar o candidato da Prefeitura.

Este é o cenário que se desenha em 2020, uma vez que a Política de Altaneira sempre foi dos homens. Somente em 1996 os altaneirenses elegeram uma mulher vereadora, a professora Damares Arrais, que foi presidente da Câmara por dois mandatos 1997/1998 e 1999/2000, feito repetido pela vereadora Lélia de Oliveira que também comandou o Legislativo em 2013/2014 e 2015/2016.

Desde a segunda eleição em Altaneira, realizada em 1962, os candidatos apoiados pelo Prefeito ou candidatos à reeleição venceram as eleições, os primeiros pleitos foram de candidatos únicos, mas em 1970 dois ex-prefeitos disputaram as eleições, ambos do partido do prefeito que não declarou apoio formal a nenhum dos dois.

O terceiro tabu também está em disputa neste pleito, uma vez que Altaneira nunca elegeu um prefeito com nível superior. Na primeira eleição concorreu o Promotor de Justiça, Dr. Vicente da Frota Cavalcante que perdeu para o comerciante Francisco Fenelon Pereira. Em 1992 o médico Dr. Eluizo Tavares Magalhães perdeu para o empresário Edinaldo de Farias Souto e em 1996 o advogado Dr. Adevaldo Arrais perdeu para o servidor público João Ivan Alcântara.

Este ano a empresária Ana Késia, graduado em Biologia e Química pela Universidade Vale do Acaraú, disputa a Prefeitura com o atual prefeito Dariomar Rodrigues, técnico em agropecuária.

No pleito de 2016 o atual prefeito quebrou o tabu dos números, desde 1982 o partido de número menor não vencia o partido de numero maior. Dariomar (13) venceu o empresário Ricardo Arrais (15).


Clique aqui e confira nossa postagem de 2012 sobre os tabus da política de Altaneira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.