8 de julho de 2021

Ex-presidente FHC declara apoio a candidatura de Tasso em 2022

 

FHC se disse suspeito para falar de Tasso e indicou apoio a uma eventual candidatura caso o senador assim deseje (Foto: Reprodução/Youtube)

Questionado sobre a viabilidade de uma terceira via para a eleição de 2022, em entrevista exclusiva concedida ontem (07/08) ao jornalista Jocélio Leal nas rádio O POVO CBN e CBN Cariri, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que esta ainda é uma “interrogação”, mas que, caso haja, “não pode ser neutra”.

“Não é fácil que haja uma terceira via. Porque não pode ser uma terceira via que seja neutra, tem que ser a favor de alguém. Se a terceira via não for incorporada, personalizada, por alguém vai ficar uma ideia boa, bonita, mas não passa de uma ideia. Para ter uma terceira via é preciso se perguntar, quem. Quem vai simbolizar isso?”, avaliou o ex-presidente.

Apesar de preferir um candidato do PSDB para 2022, o tucano disse não descartar apoio a Luiz Inácio Lula da Silva como opção caso o petista esteja em segundo turno contra Jair Bolsonaro (sem partido). Perguntado sobre o adversário vencido por ele nos pleitos de 1994 e 1998, FHC disse que o Lula "tem institucionalidade em si mesmo" e "respeita as regras".

“Ficar nessa oposição eu não vou fazer igual da outra vez, que eu anulei o voto. Eu acho que tem que escolher. O Lula não é uma pessoa contra as instituições. Ele tem institucionalidade em si mesmo e mantém respeito às regras. O Lula tem uma trajetória diferente da minha, mas não acho que o Lula seja o perigo e vai botar fogo no Brasil", disse FHC.

O ex-presidente fez comentários sobre os três nomes postos como possíveis presidenciáveis da legenda para a disputa presidencial: o senador cearense Tasso Jereissati, e os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. "Através de qualquer um deles o PSDB vai estar bem servido", disse o tucano.

FHC se disse suspeito para falar de Tasso e indicou apoio a uma eventual candidatura caso o senador assim deseje. "É um dos meus melhores amigos, já governou, é competente. Tem que se jogar, não sei se vai querer se jogar, mas se quiser, conta comigo", disse.

Como pontos contrários, o ex-presidente disse que Tasso precisa "mostrar que quer". “Ele está na dúvida, eu acho. Não sei. O que falam contra ele é de problemas de saúde, mas nunca vi o Tasso doente. E talvez o fato de que ele tenha que cuidar de empresas, o que não é um obstáculo total, mas limita a ação", afirmou.

Sobre Eduardo Leite, Fernando Henrique disse não conhecê-lo tão bem, mas que tem uma "boa opinião". "É decidido, jovem, tem vontade de fazer e acabou de assumir sua posição na vida". Já sobre Dória, FHC afirmou conhecê-lo melhor. "Ele é um governador eficiente (...) tem vontade, e isso conta muito. Ele entrega o que promete", disse, sugerindo que o candidato será aquele que se jogar mais.

Com informações portal O Povo Online


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.