29 de julho de 2021

STF reage a Bolsonaro: "uma mentira repetida mil vezes não vira verdade"

O vídeo com a mensagem desmentido Bolsonaro foi compartilhado nas redes sociais do STF (Foto: Reprodução/Twitter)

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a afirmar ontem (28/07) que não excluiu o presidente Jair Bolsonaro da tomada de ações para combater a pandemia da covid-19. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o STF destacou que "não proibiu o governo federal de agir na pandemia" e que "uma mentira contada mil vezes não vira verdade".

Desde que a Corte decidiu no ano passado que governadores e prefeitos tinham autonomia para implementar políticas de enfrentamento à crise sanitária, o presidente tem dito que ficou impossibilitado de agir para controlar a pandemia. No último fim de semana, ao conversar com apoiadores, Bolsonaro afirmou que "se estivesse coordenando a pandemia não teria morrido tanta gente".

A decisão do STF, contudo, foi de que as medidas adotadas pelo governo federal para o enfrentamento do novo coronavírus não afastam a competência concorrente nem a tomada de providências normativas e administrativas por estados e municípios. Ou seja, tanto Bolsonaro quanto governadores e prefeitos poderiam implementar políticas para fazer frente à pandemia.

"É falso que o Supremo tenha tirado poderes do presidente da República de atuar na pandemia. É verdadeiro que o STF decidiu que União, estados e prefeituras tinham que atuar juntos, com medidas para proteger a população. Não espalhe fake news, compartilhe as verdades do STF", diz o vídeo divulgado pela Corte.

Em ocasiões anteriores, alguns ministros do STF também rebateram as afirmações feitas por Bolsonaro. Há quase duas semanas, Gilmar Mendes destacou que não houve intenção de tirar a competência da União no trato da pandemia e que foi o Executivo que “se autoexcluiu” do processo.

Com informações portal Correio Braziliense


Clique aqui e assista o vídeo do STF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.