10 de outubro de 2022

Com Izolda e pedetistas, PT quer unificar base no Ceará no segundo turno

Idilvan e Evandro Leitão já confirmaram presença na reunião com Izolda (Foto: Reprodução/Facebook)

Após um primeiro turno marcado pelo racha na aliança entre PT e PDT no Ceará, a base de apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer agora reunir mais uma vez os partidos do antigo bloco em prol da campanha de 2º turno do petista no Estado. Neste sentido, terá destaque sobretudo a entrada da governadora Izolda Cela (sem partido) na campanha.

Às 17h de hoje, o governador eleito Elmano de Freitas (PT) e o senador eleito Camilo Santana (PT) comandarão, em Fortaleza, o 1º grande ato da campanha de Lula para a nova etapa da disputa. Além de Izolda, o evento terá como "convidados de honra" políticos do PDT e de siglas que apoiaram Roberto Cláudio (PDT) na eleição.

Neste sentido, estão com presença confirmada diversos prefeitos do PDT e uma série de deputados, entre atuais e eleitos, de partidos como PDT, PSB e PSD. Um dos destaques são os deputados Idilvan Alencar (PDT) e Evandro Leitão (PDT), pedetistas mais votados nas disputas pela Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, respectivamente.

"O evento vai ser comandado pelo Elmano e pelo Camilo, já buscando o PDT. E aí foram chamados prefeitos, deputados estaduais, vereadores. Enfim, queremos uma frente ampla para o 2º turno", diz o deputado reeleito Acrísio Sena (PT), que destaca o ato como um desdobramento de reuniões de Elmano com a coordenação nacional da campanha de Lula.

A estratégia do PT em reunir a base aliada se baseia, destaca o deputado, sobretudo pela busca de votos de Ciro Gomes (PDT) na 1ª etapa da disputa. "Há toda uma disposição nossa do PT de trazer todos os principais líderes do PDT para a campanha do 2º turno (...) os votos do Ciro são sim um foco de busca, achamos que esses votos não teremos grandes dificuldades de migrar para o Lula, creio que o próprio Cid e Ivo têm sinalizado isso".

Um dos coordenadores da campanha de Lula no Nordeste, o deputado federal reeleito José Guimarães (PT) destaca que o partido já realizou, no último fim de semana, dezenas de atos de militância em todas as regiões do Estado. Ele destaca ainda que petistas deverão fazer, a partir de hoje, uma série de carreatas regionais pró-Lula pelo Estado.

"Mas a prioridade é Fortaleza", destaca, no entanto, o deputado. Segundo Guimarães, a meta é aumentar a votação de Lula no Ceará em até 10%. No primeiro turno, o petista teve liderança folgada no Estado, chegando a cerca de 66% dos votos, seguido por cerca de 25% de Jair Bolsonaro (PL) e 6,8% de Ciro Gomes.

Confirmando presença no evento, Idilvan Alencar reforça a tese de que o momento atual é de deixar para trás o embate entre PT e PDT. "A luta pela democracia no Brasil, pela educação, pelo respeito e desenvolvimento do Nordeste, pelos mais humildes, é mais importante do que qualquer divergência que possa existir", destaca.

A tese de união também vem sendo reforçada pelo próprio Elmano de Freitas, Em entrevista às rádios O POVO/CBN e CBN Cariri na semana passada, o goernador eleito disse "não ter dúvidas" de que o PDT entraria na campanha de Lula no 2º turno no Ceará, especialmente os irmãos Cid e Ivo Gomes.

"O senador Cid já, por outras vezes, já foi claro no 2º turno de apoio ao presidente Lula", disse Elmano. "Tenho convicção de que o prefeito Ivo, nosso senador Cid, terão essa posição. Agora tem uma questão-chave, que é a defesa da democracia, a garantia das nossas instituições, isso vai fazer com que a gente esteja muito unidos".

Na semana passada, cinco partidos que não integraram a campanha de Elmano de Freitas ao Governo do Ceará já haviam declarado apoio à campanha de Lula no Estado. Entre o grupo, estão Pros, Agir, PMB, PMN e PSC, pastas que se dividiram entre as candidaturas de Capitão Wagner (UB) e Roberto Cláudio na primeira etapa da disputa.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Camilo e Elmano mergulham na campanha de Lula no 2º turno


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.