1 de outubro de 2022

Em Fortaleza, Lula tenta impulsionar Elmano na reta final da campanha

Lula esteve com Elmano e Camilo em ato no Centro de Fortaleza (Foto: Aurélio Alves)

Candidato ao terceiro mandato presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Fortaleza ontem (30/09) e participou de ato ao lado do candidato ao Governo do Ceará, Elmano Freitas (PT), da vice na chapa Jade Romero (MDB) e do ex-governador, Camilo Santana (PT), isolado na primeira colocação na disputa ao Senado Federal.

Ao aterrissar em Fortaleza depois de ato em Salvador, Lula participou de caminhada pelas ruas do Centro da Capital rodeado de uma multidão de militantes e apoiadores que cultivam a expectativa de uma vitória do petista em primeiro turno.

A caminhada foi embalada tanto por versos da história política de Lula, como a música "Sem medo de ser feliz", resgatada para a campanha de 2022, como o funk de trechos: "O arroz tá caro, o feijão tá caro, traz de volta o Lula e manda embora o Bolsonaro." Os poucos simpatizantes de outras candidaturas presidenciais que se manifestaram pisaram no acelerador de suas motos ou buzinavam seguidas vezes, ao que eram respondidos com vaias.

O ato em prol de Lula, na antevéspera da ida às urnas, ocorreu quase simultaneamente ao encerramento da campanha de seu ex-aliado Ciro Gomes (PDT), a mais de 230 quilômetros de distância, em Sobral, seu principal reduto político. O antipetismo do qual o pedetista se revestiu para o confronto nacional ganha contornos mais fortes se considerada a realidade estadual, com o principal petista, Camilo, apartado dele.

O trajeto de Lula iniciou na praça Clóvis Beviláqua, conhecida como Praça da Bandeira. Quando chegou ali em cima de um carro, a empolgação dos apoiadores se converteu num pequeno tumulto, com alguns quase caindo no empurra-empurra. O aglomerado seguiu pela Praça do Carmo e terminou na Praça do Ferreira.

Lula não chegou ao fim do percurso, frustrando quem foi diretamente ao ponto final da caminhada para vê-lo. Depois do ato, uma foto dele ao lado da governadora Izolda Cela (sem partido) iria às redes sociais.

O percurso no Centro foi seguido por militantes do partido e personalidades do mundo político cearense de diferentes matizes ideológicos que são entusiastas da empreitada de Lula, como Eunício Oliveira (MDB), Renato Roseno (Psol), Ailton Lopes (Psol) e Inácio Arruda (PCdoB).

A passagem do petista pelo Ceará é tida como crucial para assegurar Elmano no segundo turno das eleições. Na perspectiva de alguns mais otimistas, impulsioná-lo para vitória em primeiro turno. Esta segunda tese tem menos força, considerando as duas candidaturas competitivas de Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT).

Para a vereadora Larissa Gaspar, Lula é peça-chave - ao lado de Izolda - para que Elmano vença Capitão Wagner (UB) e Roberto Cláudio (PDT) ainda no primeiro turno.

"Aqui no estado do Ceará as pesquisas também mostram crescimento extraordinário (de Elmano) com a força de Lula, e com a força da nossa governadora (Izolda), é muito possível que a gente ganhe as eleições aqui no estado ainda no primeiro turno, colocando o bolsonarismo e o fascismo na lata do lixo da história", afirmou a candidata.

Deputado estadual petista e candidato à reeleição, Acrísio Sena compartilha do mesmo pensamento. De acordo com o parlamentar, o retorno de Lula à presidência dá mais capilaridade para que o eleitor escolha Elmano para o Palácio da Abolição.

"A vinda de Lula ao Ceará sempre tem uma simbologia muito forte. Ele vai impulsionar ainda mais esse crescimento da campanha do Elmano. Com Lula vencendo no primeiro turno, abre-se a possibilidade concreta de Elmano ser eleito o próximo governador do Ceará", afirmou ao O POVO.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Izolda se reúne com Elmano, Camilo e Lula em Fortaleza

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.