29 de outubro de 2022

No último programa de rádio e tv, Lula convoca eleitor e Bolsonaro fala em Liberdade

Lula e Bolsonaro em última aparição no horário eleitoral (Foto: Reprodução/YouTube)

Os candidatos à Presidência tomaram rumos distintos no fim da campanha. O petista Luiz Inácio Lula da Silva encerrou ontem a propaganda eleitoral na TV convocando a votar, como forma de tentar reduzir a abstenção. Já o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), pediu para que os brasileiros se vistam de verde e amarelo e falou em "liberdade acima de tudo". Lula encerra a campanha de rua hoje em São Paulo; já Bolsonaro vai para Minas.

"Não deixe de votar. Seu voto pode ser o que falta para mudar seu futuro e tornar realidade o Brasil dos nossos sonhos", disse Lula, na última peça que foi ao ar na TV. No primeiro turno, 21% do eleitorado, por volta de 31 milhões, não votou. Proporcionalmente, Rondônia, Mato Grosso e Rio de Janeiro foram os Estados com maior abstenção.

O petista também lembrou dos apoios que recebeu neste segundo turno. "Reunimos gente de vários partidos e gente sem nenhum partido, gente de centro, gente de esquerda e de direita", afirmou, voltando a citar o lema "o amor vencerá o ódio". Lula repetiu que irá reajustar o salário mínimo acima da inflação e gerar empregos.

Bolsonaro também apostou nos apoios que obteve no segundo turno, mas não de políticos. Ele mostrou na TV os cantores sertanejos Gusttavo Lima e Bruno e Marrone, além do jogador Neymar. Com o Hino Nacional e a Bandeira do Brasil, Bolsonaro voltou a repetir o lema "Deus, pátria e família" e falou sobre economia, fragilidade de sua campanha.

"Ao final desse primeiro mandato, arrumamos a conta do Brasil. No tocante à economia, fizemos o necessário", disse, mencionando o auxílio emergencial concedido durante a pandemia, a redução do preço dos combustíveis e a concessão do Auxílio Brasil de R$ 600 "O Brasil está pronto para o futuro."

O candidato à reeleição pediu para que os brasileiros se vistam de verde e amarelo no domingo. "Verás que um filho não teu não foge à luta. Nos uniremos para lutar pela nossa Pátria. Liberdade acima de tudo. A esperança nos move. A fé nos une", concluiu o presidente, agradecendo os eleitores.

Lula e Bolsonaro encerram hoje sua campanha rua nos dois maiores colégios do País: São Paulo e Minas Gerais. O último grande ato do petista antes do dia da votação será uma caminhada na Avenida Paulista, ao lado do vice, Geraldo Alckmin (PSB), e do candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT). O evento está marcado para começar a partir das 16 horas.

Após a caminhada, a campanha planeja uma live com Lula, mas ainda sem confirmação. Nesta última semana, o ex-presidente, diferentemente do adversário, não fez viagens e permaneceu em São Paulo a maior parte do tempo. Ele foi apenas ao Rio de Janeiro para participar do debate da TV Globo, ontem.

Já Bolsonaro vai a uma "motocarreata" em Belo Horizonte. O candidato à reeleição chega à capital mineira pela manhã. De acordo com a campanha, será recepcionado pelo governador reeleito do Estado, Romeu Zema (Novo), e pelo deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG), que foi o mais votado nas eleições deste ano para a Câmara. Os apoiadores de Bolsonaro devem sair de diversos pontos de BH e da região metropolitana em direção à Praça da Liberdade.

Nesta terça-feira, Bolsonaro fez uma incursão por Minas. Na primeira etapa da disputa, o chefe do Executivo perdeu no Estado para seu adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Agora, a campanha espera uma virada. Num "esforço concentrado" para ganhar votos, o candidato à reeleição passou por três cidades mineiras: Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberlândia.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Último debate é marcado por troca de acusações sobre corrupção entre Lula e Bolsonaro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.