1 de agosto de 2010

Porque não se deve escrever em CAIXA ALTA nas redes sociais

As pessoas estão a cada dia mais conectadas ao mundo virtual. Em Altaneira é difícil encontrar uma pessoa que não tenha um perfil no Orkut, na cidades são diversas comunidades, tem ainda as que usam o MSN, Gtalk, IcQ, Yahoo!, correios eletrônicos, e toda sorte de ferramenta, no entanto poucas tem a noção de como escrever de forma adequada.

Escrever em CAIXA ALTA, ou seja em letras MAIÚSCULAS nas redes sociais é o mesmo que se comunicar como se estivessem sempre gritando. Poucos portais abordam este, mas Ricardo Lopes  escreveu um bom texto para a Revista Internet, onde defende que "nunca se deve escrever na internet textos somente com letras maiúsculas, isso é um erro terrível e muito praticado por pessoas que, se não fosse isso, seriam ótimas comunicadoras" ensinou Ricardo.

Nas redes sociais, digitar uma palavra em CAIXA ALTA significa que a pessoa está BERRANDO e GRITANDO. "Para quem está acostumado a viver na internet, como eu, ler qualquer texto com o conteúdo inteiro em caixa alta, faz com que o sub consciente imagine uma pessoa berrando nos meus ouvidos".

Ricardo Lopes sugere ainda uma reflexão: "Pense nisso por um minuto, imagine se todo mundo que está lendo teu texto estiver se sentindo com uma pessoa berrando com toda a força que o pulmão permitir, pois é, é isso que um texto em caixa alta transmite".

O autor sustenta, ainda que  as fontes, no geral, em caixa alta não são tão compreensíveis para ler quando são colocadas em grupos formando palavras, e piora quando são formadas frases inteiras destas palavras. Para ele existe a função de caixa alta e caixa baixa (SHIFT ou CAPS) por este motivo. Se não fosse comprovado que está é a melhor maneira de escrever, não estaríamos utilizando.

"Eu poderia também lembrar que, palavras, assim como tudo, são agrupadas por seu sentido, onde “sentido” tem um valor e “SENTIDO’ tem outro, e se você está publicando conteúdo em caixa alta, é até possível, em alguns sistemas, que seu conteúdo nem seja localizado, pois a grande quantidade de pessoas que executarem buscas, procurando pela sua palavra, estarão buscando pela versão em caixa baixa" finaliza.

Um exemplo de como se deve escrever nas redes sociais é a descrição da comunidade ALTANEIRA - CE, criado pelo altaneirense, radicado em Vitória - ES, Ramon Cleons, onde o que está em CAIXA ALTA é apenas aquilo que se quer chamar a atenção dos leitores e membros da comunidade.

Fica a dica aos nossos leitores, amigos e conterrâneos.


Com informações Revista da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.