4 de agosto de 2010

Diário do Nordeste: Dilma é a preferida no Ceará


Os cearenses majoritariamente votariam na candidata à Presidência da República, Dilma Russeff (PT), se as eleições fossem realizadas hoje, segundo pesquisa do Ibope realizada entre os dias 30 de julho e primeiro de agosto últimos, contratada pelo Sistema Verdes Mares, cuja parte inicial foi divulgada na última segunda-feira à noite pela Televisão Verdes Mares, e ontem pelo Diário do Nordeste, apresentado os resultados para a eleição majoritária de governador e senadores do Ceará.

A candidata Dilma Rousseff tem a preferência de 57% dos eleitores cearenses contra 23% de José Serra (PSDB) e 7% de Marina Silva (PV). Zé Maria e Ivan Pinheiro ficaram com um por cento cada, e os demais candidatos não pontuaram.

Em um eventual segundo turno da disputa presidencial, a candidata Dilma Rousseff teria 63% dos votos dos cearenses contra 29% do seu adversário José Serra. Apenas 3% dos entrevistados votariam branco ou nulo e 4% estão indecisos.

Perfil

Os 1204 eleitores foram divididos entre 640 do sexo feminino e 564 masculino reunidos em grupos de idade entre 16 e 24 anos, 25 a 29 anos, 30 a 39 anos, de 40 a 49 anos e de mais de 50 anos, com escolaridades até a 4ª série do ensino fundamental, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental do ensino médio e ensino superior. Foram feitas 364 entrevistas em Fortaleza, 154 na periferia, 140 na Região Norte, 168 na Noroeste, 210 na abrangência dos sertões/Jaguaribe e 168 no Centro Sul.

Avaliação

O Ibope também indagou ao eleitorado cearense sobre o que eles achavam dos governos do presidente Lula e do governador Cid Gomes. Sobre a administração estadual, 11% dos entrevistas disseram ser ótima, 39% consideram-na boa, 33% dizem que ela é regular, 6% afirmam ser ruim e 8% classificam-na como péssima.

Quando a pergunta é se o eleitor aprova ou desaprova a maneira como o governador vem administrando o Estado, 63% dizem que aprovam e 29% desaprovam. 8% disseram não saber ou não responderam.

Já em relação à administração do presidente Lula, 55% dos cearenses disseram que ela é ótima, 35% classificaram como boa e apenas um por cento disse que ela é péssima.

Perfil

Foram ouvidos um total de 1204. Segundo o relatório feito pelo Ibope, o objetivo da pesquisa foi levantar um conjunto de informações sobre o clima de opinião referente a temas relacionados ao cenário eleitoral junto aos eleitores do Ceará. Os eleitores ouvidos são maiores de 16 anos e o modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em três estágios.

No primeiro estágio os municípios são selecionados através do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho sistemático, com base na população de 16 anos ou mais de cada Município. No segundo estágio são selecionados os conglomerados: setores censitários, com Probabilidade Proporcional ao Tamanho sistemático. A medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores. Finalmente, no terceiro estágio é selecionado em cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis que inclui sexo, masculino e feminino, grupos de idades, de instrução e atividade.

O intervalo de confiança das 1204 entrevistas é estimado em 95% e a margem de erro máximo é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.