3 de agosto de 2010

PESQUISA IBOPE: Cid Gomes hoje seria reeleito


Se as eleições para governador do Estado do Ceará fossem realizadas hoje o governador Cid Gomes (PSB) já estaria eleito. Segundo o Ibope, Cid Gomes tem hoje 49% das intenções de votos contra 36% de todos os outros seis candidatos juntos. A primeira pesquisa sobre as eleições estaduais feitas para o Sistema Verdes Mares, publicada ontem pela TV Verdes Mares, foi realizada entre os dias 30 de julho e primeiro de agosto últimos, com um total de 1204 eleitores, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 40508/2010.

Os eleitores também se manifestaram sobre a disputa das duas vagas para o Senado Federal. Segundo os dados, o senador Tasso Jereissati (PSDB), candidato à reeleição tem a preferência de 63% dos cearenses contra 27% do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) e 25% do deputado federal José Pimentel (PT).

O eleitor pode votar, este ano, em dois candidatos ao Senado, visto que a renovação daquela Casa do Congresso Nacional será de dois terços da sua composição de 81 senadores. Cada Estado brasileiro é representado por três senadores e nas eleições de 2010 serão eleitos apenas dois.

Amostragem

Segundo o relatório feito pelo Ibope, o objetivo da pesquisa foi levantar um conjunto de informações sobre o clima de opinião referente a temas relacionados ao cenário eleitoral junto aos eleitores do Ceará. Os eleitores ouvidos são maiores de 16 anos e o modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em três estágios.

No primeiro estágio os municípios são selecionados probabilisticamente através do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho sistemático, com base na população de 16 anos ou mais de cada Município.

No segundo estágio são selecionados os conglomerados: setores censitários, com Probabilidade Proporcional ao Tamanho sistemático. A medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores.

Finalmente, no terceiro estágio é selecionado em cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis que inclui sexo, masculino e feminino, grupos de idades, de instrução e atividade.

O intervalo de confiança das 1204 entrevistas é estimado em 95% e a margem de erro máximo estimado é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público.

Houve filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários aplicados em Fortaleza, na periferia e nas regiões Norte, Noroeste, Sertões/Jaguaribe, Centro Sul e Sul.

Perfil

Os 1204 eleitores foram divididos entre 640 do sexo feminino e 564 masculino reunidos em grupos de idade entre 16 e 24 anos, 25 a 29 anos, 30 a 39 anos, de 40 a 49 anos e de mais de 50 anos, com escolaridades até a 4ª série do ensino fundamental, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental do ensino médio e ensino superior. Foram feitas 364 entrevistas em Fortaleza, 154 na periferia, 140 na Região Norte, 168 na Noroeste, 210 na abrangência dos sertões/Jaguaribe e 168 no Centro Sul.

Na pesquisa espontânea, aquela que o entrevistador não dá nomes de candidatos e pergunta em quem o eleitor vota, o candidato Cid Gomes é apontado por 28% dos entrevistados, ficando Lúcio Alcântara em segundo lugar com 9% das citações e Marcos Cals em terceiro com 5%. Os outros candidatos não conseguiram sequer um ponto percentual .

Uma das indagações feitas aos eleitores entrevistados foi a de qual o candidato a governador que eles não votariam de "jeito nenhum". Os candidatos Cid Gomes e Lúcio Alcântara estão empatados com 23% cada um, seguido de Gonzaga e Soraya Tupinambá com 13%, Marcos Cals e Nati com 12% e Marcelo Silva com 11%. Um total de 8% do eleitorado poderia votar em qualquer um candidato.

Os eleitores ainda responderam a uma pergunta sobre quem será o próximo governador do Ceará. 56% dos entrevistados disseram que será Cid Gomes, 17% responderam que seria Lúcio Alcântara, 6% responderam Marcos Cals e um por cento citou o nome de Gonzaga e de Marcelo Silva. Os demais candidatos ao Governo do Estado ficaram com zero.

SENADORES

No dia 3 de outubro o eleitorado cearense também elegerá dois senadores. Na pesquisa para o Governo do Estado, os eleitores foram indagados sobre suas preferências pelos candidatos que estão disputando as vagas de senador pelo Estado.

Pelos números alcançados, o senador Tasso Jereissati (PSDB)tem a simpatia de 63% das preferências , seguido do candidato, deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) com 27% e do candidato, deputado federal José Pimentel (PT) com 25%.

28% dos entrevistados citaram apenas o nome de um candidato, enquanto o número de indecisos ficou no percentual de 26%. Há um total de 10 candidatos disputando as duas vagas de senador pelo Ceará.

Segundo os percentuais da pesquisa, Alexandre Pereira conseguiu somar 3%, Benedito Oliveira 2%, Marilene Torres 3%, Polo 1%, Raquel Dias 4%, Reginaldo 2% e Tarcísio Leitão 6% .

Do Diário do Nordeste

Um comentário:

  1. A pesquisa mostra que 65% dos eleitores de Tasso votam em Cid, na campanha no rádio e tv parte desses eleitores migrarão para Eunicio e Pimentel, pois grande parte do eleitorado ainda acredita que Cid apoia Tasso.
    Cid será eleito ao lados dos dois senadores do Lula.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.