21 de abril de 2012

Bispos assustados com redução de católicos

Procissão em homenagem a Padroeira de Altaneira em 2009 - foto Alan Cirino

Ainda na expectativa dos dados coletados pelo Censo de 2010, os 335 prelados que participam da 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão assustados com a queda do número de católicos. A percentagem caiu de 83,34% para 67,84% de 20 anos para cá.

Esses números serão ainda mais assustadores de acordo com as informações do IBGE, na previsão do padre jesuíta Thierry Lienard de Guertechin, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (Ibrades), organismo vinculado à CNBB. Ele apresentou ao episcopado quadro das religiões baseado em levantamento da Fundação Getúlio Vargas e das Pesquisas de Orçamentos Familiares do IBGE, resultado de entrevistas com 200 mil famílias realizadas antes do Censo.

Os dados até agora disponíveis subestimam a queda da porcentagem de católicos e o crescimento de igrejas evangélicas pentecostais. “Perdemos o povo, porque, se o número absoluto de católicos cresce, caíram os números relativos, que dizem a verdade”, alertou o ex-arcebispo de Fortaleza e de São Paulo, cardeal dom Cláudio Hummes, também ex-prefeito da Congregação do Clero no Vaticano.

“Não basta fazer uma bela teologia em pequenos grupos, se os católicos que foram batizados não são evangelizados”, disse o cardeal na missa dos bispos, na manhã de ontem, na basílica de Aparecida. Lembrando que o papa Bento XVI está preocupado com a perda da fé ou descristianização em todo o mundo, a começar pela Europa, dom Cláudio afirmou que “é preciso começar pelo começo”, no esforço para garantir a perseverança dos católicos e reconquista daqueles que abandonaram a Igreja.

De acordo com os dados apresentados pelo padre Thierry, os evangélicos representam 21,93% da população, enquanto 6,72% declaram não terem religião e 4,62% dizem praticar religiões alternativas. Em sua avaliação, essas porcentagens teriam de ser analisadas com mais rigor, porque refletem quadro confuso na denominação das crenças.

O termo católico aparece em sete igrejas, incluindo a Católica Romana, enquanto os evangélicos são identificados com mais de 40 denominações. O grupo mais numeroso depois dos católicos é o da Assembleia de Deus, com 5,77%. “O número de seguidores de Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, que aparece com 1% nas pesquisas é na realidade maior”, estimou o padre Thierry.

A prática religiosa pelos batizados é outra coisa que preocupa dos bispos. Os católicos praticantes - aqueles que vão à missa, recebem os sacramentos e participam da comunidade - são apenas 5%, ou cerca de 7 milhões num universo estimado em pouco mais de 130 milhões de fiéis. Entre os evangélicos, a porcentagem é mais maior. 

Padre Thierry dá valor relativo ao alto índice de católicos nas últimas décadas do século 19, quando a sua participação na população ultrapassava 99%. É bom lembrar a perseguição sofrida na época pelas religiões afro-brasileiras e os preconceitos sofridos pelos protestantes, diz o diretor do Ibrades. Ao recuar ainda mais na formação religiosa do povo brasileiro, padre Thierry lembra os cristãos-novos ou judeus convertidos à força ao catolicismo, que também eram perseguidos. 

Com informações Portal O Povo Online

5 comentários:

  1. Acredito que em Altaneira a redução supera a média nacional, pois é visível o crescimento evangélico em nosso Município.

    ResponderExcluir
  2. Analisando a evolução da proporção de católicos a partir de meados do
    Século XX, observou-se uma tendência declinante ao longo dos anos. Por outro
    lado, desde 1950 que as proporções de evangélicos apresentaram comportamento inverso, quando eram apenas 3,4%, passando para 9,1%, em 1991, e
    atingindo 15,4%, em 2000. Para as pessoas sem religião, as proporções nos anos
    de 1960 e 1970 eram bem pequenas, e o grande salto dessa proporção ocorreu
    durante a década de 1980, quando os percentuais passaram de 1,6%, em 1980,
    para 4,8%, em 1991. No período seguinte, o percentual de pessoas sem religião
    continuou em franco crescimento, atingindo o patamar de 7,4%, em 2000. (Retirado de "Uma Análise dos Resultados da Amostra do Censo Demográfico 2000").
    Em 2010 teve uma constante.

    ResponderExcluir
  3. Creio que há na Igreja não perda de fiéis mas qualificação,depuração; não adianta ter 80% se a porção confiável é 15%, por exemplo.
    As igrejas evangélicas podem crescer mas divididamente entre si, pois nem mesmo dentro de uma seita há consenso doutrinário; ali cada um entende como acha ou quer, devido não possuirem nem tradição ou magistério definido, uniforme. Veja no YouTube as acusações que pastores fazem uns contra os outros dos outros, inclusive de serem maçons...
    Aliás, a Bília ali é interpretada como quer ou convém.
    É como uma casa particular e família: cada uma tem seu jeito e modelo de educação própria; acredito que qualidade em muito supera a quantidade, sendo que certos católicos de nome e tradição deixarem a Igreja é favor que nos fazem: seitas são o lugar ideal para eles; aliás, permanecer numa seita ou mesmo montar outra para si dá no mesmo, pois todas são de fundamentação humana.
    Note-se também que todas as seitas são doutrinário-ralativistas,e Jesus fundou apenas a Igreja Católica, que é Ele mesmo: Cl 1,18 e Cl 1,24 e Ef 1. 22-23 etc., e há algumas tão anticristãs que aprovam até aborto e ainda votam em candidatos socialistas.
    A permanência de alguém em seitas é por interesse pessoal, particular, ou atestado de ignorância religiosa, conforme experiência pessoal.

    ResponderExcluir
  4. Stefan precisa estudar história, na Biblia Jesus não fundou Igreja alguma, a igreja católica foi fundada após o edito de milão proclamado pelo imperador constantino, muito tempo depois de cristo e dos apóstolos!!!!! Ignorancia, é acreditar em tradiçoes de homens como os papas que a história mostra que em sua grande maioria eram sedentos de poder e riquezas!!! No tocante a falta de unidade das igreja protestantes vc está correto, mas a reforma protestante foi importante para a igreja católica, uma vez que naquele periodo a igreja, era corrupta, os padres depravados, despreocupados com a vida espiritual de seus membros, mas sim voltados para interesses próprios!!! Mais uma vez repito vá estudar história!!! Os versiculos citados por voce falam da Igreja de Cristo (que não é a católica!) (Nem as protestantes), mas sim aqueles que pertencem ele, que escolheram segui-lo, uma vez que "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;" Atos 17:24, e "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? " 1 Co 6:19

    ResponderExcluir
  5. Sobre o crescimento protestante em altaneira vejam o artigo: "O surgimento e o crescimento do protestantismo em Altaneira - Ce" http://iigdaltaneira.blogspot.com.br/2011/10/surgimento-e-crescimento-do.html

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.