15 de abril de 2012

Projeto "Fortaleza a Pé" leva pessoas para conhecer a cidade

Clique na imagem para ampliar
Fortaleza precisa ser redescoberta pelos fortalezenses. É essa a conclusão a qual chegou o grupo de 70 pessoas que participaram da caminhada especial do programa “Fortaleza a Pé”, realizada na manhã de ontem para comemorar os 286 anos de Fortaleza. “Essa é a primeira vez que venho. É ótimo, vale a pena. Tem tanta coisa (da história de Fortaleza) que a gente não sabe”, afirma a vendedora Evalda Saboia, 56.

O projeto foi idealizado há 17 anos pelo turismólogo Gerson Linhares com o objetivo de estimular a educação sobre o patrimônio histórico de Fortaleza. De acordo com Gerson, mais de 60 mil pessoas já participaram do “Fortaleza a Pé”.

A cada passo dado, as pessoas tomavam conhecimento de histórias novas sobre a cidade ou relembravam como “a loura desposada do sol” mudou ao longo do tempo. O auxiliar de serviços gerais João Batista, 63, vive há 30 anos em Fortaleza e conta já ter acompanhado várias mudanças na Praça do Ferreira.

“Antes, tinha o abrigo central, com um movimento grande de pessoas”, conta. Depois, tudo foi derrubado para dar lugar às feições atuais. “Mas a praça não mudou nada em termos de conversa sobre futebol e política. Isso continua. Por isso, toda a tarde eu estou aqui”, emenda o supervisor Marcos Queiroz, 47.

A caminhada também passou pelas praças General Tibúrcio (Praça dos Leões), Dom Pedro II (Praça da Sé) e dos Mártires (Passeio Público). No caminho, o trajeto também incluiu a Catedral Metropolitana de Fortaleza, o Forte Nossa Senhora da Assunção, a sede da Emcetur e a Estação João Felipe. A cada parada, os participantes conheciam um pouco da história de cada prédio antigo incluído no roteiro.

Segundo Gerson, o turismo cultural e ecoturismo são formas mais sustentáveis e humanas de fazer turismo, pois não faz só o estímulo do consumo. “O objetivo é fazer com que o cidadão conheça sua história e o turista volte com uma referência cultural da cidade”, pontua.

A secretária da Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, afirma que a Prefeitura tem dado apoio ao trabalho do turismólogo. “É um exemplo de educação patrimonial que precisa ser ampliado, pois estimula o afeto e reconhecimento da cidade”, opina. Mas Gerson reclama da falta de incentivos dos órgãos governamentais. “Eu tiro dinheiro do meu bolso (para dar continuidade ao projeto). Estou fazendo o papel que deveria ser do poder público”, conclui.

ENTENDA A NOTÍCIA

O “Fortaleza a Pé” é um projeto que estimula os fortalezenses e turistas a conhecer, apenas caminhando, os prédios antigos do Centro histórico da Capital. Em 17 anos, o programa já recebeu 60 mil visitantes.

Serviço
Fortaleza a Pé
Os passeios são gratuitos, mas é necessário agendamento prévio
Telefone: 3237 2667 / 8835 9915
 
Multimídia

O aniversário de 286 anos de Fortaleza foi o “Tema do Dia” na cobertura de ontem dos veículos do Grupo O POVO de Comunicação.

Para ouvir - O memorialista e pesquisador Cristiano Câmara e a secretária de Cultura do Município, Fátima Mesquita, deram entrevistas à rádio O POVO/CBN (AM 1010). Confira em Para compartilhar - Acompanhe a repercussão do aniversário da Cidade na página do Grupo no Facebook. http://on.fb.me/IFNScV

Para ver - Hoje, o programa Movimento Urbano, da TV O POVO (UHF 48, NET 23, TV Show 11), vai discutir o aniversário de Fortaleza com o memorialista Nirez e o arquiteto Romeu Duarte. O programa também pode ser assistido no link http://www.opovo.com.br/radiosetv/tvopovo/

Por Geimison Maia do Portal O Povo Online

Um comentário:

  1. É uma ótima ideia a de as pessoas conhecerem os pontos históricos de sua cidade.As vezes o turista conhece melhor nossas maravilhas,e valoriza mais do que nós mesmo.Não me refiro só a capital,no interior temos lugares belíssimos e não sabemos explorarmos.Vamos valorizar e o que é nosso.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.