31 de outubro de 2011

Dia do Município de Penaforte

Av. Ana Tereza de Jesus liga o Centro da Cidade de
Penaforte  a BR 116 - foto Wilson Bernardo
O Município de Penaforte inicialmente denominou-se de Baixio do Couro, recebeu o nome de Penaforte, em homenagem ao ilustre filho de Jardim, o Cônego Raimundo Ulisses Penaforte.

Era este, figura destacada do clero cearense, jornalista, orador primoroso, autor de vários trabalhos de real mérito sobre assuntos religiosos, filosóficos e históricos, além de pertencer a inúmeras associações culturais brasileiras e estrangeiras.

O município de Penaforte foi desmembrado do de Jati, que também fizera parte do território de Jardim. Seu povoamento está ligado ao intercâmbio entre Pernambuco e Ceará, graças à sua posição fronteiriça e de parada para muitos viajantes que enfrentavam as poeirentes estradas em busca do Cariri cearense.

Dentre as famílias dos primeiros povoadores destacam-se os Matias, Ângelo, Leite e Ferreira.

O povoado de Baixio do Couro foi elevado a categoria de Distrito com a denominação de Penaforte, pela lei estadual nº. 1.153, de 22/11/1951, subordinado ao município de Jati.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Penaforte, pela lei estadual nº. 4.224, de 31/10/1958, desmembrado de Jati.

O Município de Penaforte foi instalado em 03/03/1959, com a posse do primeiro Prefeito Municipal o Sr. Cicero Targino. 



Em divisão territorial datada de 2003, o Município é constituído de 3 distritos: Sede, Juá e Santo André.

O atual Prefeito de Penaforte é o técnico em agropecuária Luis Fernandes Bezerra Filho  (PSB) e seu vice é o comerciante Avelar Pereira (PCdoB).

Penaforte é o município mais meridional do Estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.