26 de janeiro de 2013

Joaquim Rufino não é mais Secretário de Educação do Crato

Joaquim alegou problemas com seu órgão de origem para deixar Secretaria - foto divulgação
Vinte e cinco dias. Este foi o período que durou a gestão do Professor Joaquim Rufino na Secretaria Municipal de Educação do Crato.

Segundo informações veiculadas nas redes sociais o Professor Joaquim Rufino não foi liberado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE-Crato, seu órgão de origem, em virtude de problemas de ordem administrativa, o que impossibilitou-o de continuar a frente da Secretaria de Educação.

Assumiu a pasta a Professora Marta Nunes Mendes que na tarde de ontem (25/01) lançou uma nota comunicando que o período letivo de 2013 terá início no dia primeiro de fevereiro e que data da Semana Pedagógica será comunicada em breve.

O atraso na realização da Semana Pedagógica que tradicionalmente antecede o período letivo já era motivo criticas ao Gestor pelos profissionais do Magistério. Outro ponto que alvo de criticas era a indefinição na composição dos núcleos gestores das diversas escolas municipais, assim como coordenadores e supervisores.

O Prefeito Ronaldo Gomes de Matos e o Professor Joaquim Rufino ainda não se pronunciaram sobre a mudança de cadeira na Secretaria de Educação, mas quem visitou a sede da Secretaria na tarde sentia um clima favorável e de apoio a nova Secretária, o que não estava acontecendo com o Professor Joaquim.

O Professor Joaquim Rufino que foi candidato a Prefeito de Altaneira nas ultimas pelo PTB foi convidado para assumir a Secretaria de Educação do Município do Crato pelo Prefeito Ronaldo no inicio do mês de novembro.

O anuncio do convite na época foi muito comemorado pelos seus correligionários do Professor em Altaneira. O ex-secretário de Educação de Altaneira, Rogerio Arrais,  registrou no seu mural na rede social Facebook que o convite era motivo de muito orgulho para todos os altaneirenses. “PARABÉNS Professor e que DEUS te ilumine nesse grande desafio!!!!” postou o ex-secretário.

A ex-assessora Secretaria Municipal de Educação de Altaneira, Acilana Alencar, também comemorou o convite ao Professor Joaquim Rufino. “Crato ganhará um Secretário de Educação de muita competência e compromisso. Que Deus o ilumine nesta caminhada e que os seus indicadores educacionais possam ser melhorados com a efetivação da aprendizagem dos seus alunos! Boa Sorte! Parabéns Ronaldo pela sabia escolha!” publicou a professora Acilana.

Já a prima do professor Joaquim, Micirlandia Rufino, foi mais categórica nas suas palavras, também publicadas na rede social Facebook: "QUEM TEM COMPETENCIA, SE ESTABELECE, ... O Sr. Joaquim Rufino, ..., por competência e qualificação, foi CONVIDADO PELO O PREFEITO DA CIDADE DO CRATO A ASSUMIR A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DO CRATO, veja a tamanha graduação que DEUS concede as pessoas pura, competente e humana. ... AOS BABACAS E OS CHUPÕES, AGORA VEJA A QUE PONTO ELE CHEGOU, OU VÃO DIZER QUE NÃO É MERITO, OU COMPETENCIA????” (SIC)

Em relação ao anuncio da saída do Professor Joaquim Rufino nenhum comentário foi postado nas redes sociais até o fechamento desta postagem.

Confiram nota da nova Secretaria de Educação do Crato.

COMUNICADO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação do Crato comunica aos responsáveis pelas escolas da rede de ensino, que o período letivo de 2013 terá início dia 1° de fevereiro. 
Quanto à Semana Pedagógica será realizada após o processo seletivo para gestores e coordenadores pedagógicos das escolas. A nova data será comunicada em breve.

Atenciosamente,

Eugenia Marta Nunes Mendes
Secretária de Educação

4 comentários:

  1. Quem perdeu foi o Crato... Conheço o professor a anos, fui aluno dele tanto em Altaneira quanto na EAFC me parece mais picuinha política da parte dos comandados da pasta que qualquer outra coisa.
    Como fã do professor venho a parabenizá-lo, pois só o fato de ter sido lembrado pela atual gestão da cidade para uma pasta tão importante é e deveria ser motivo de orgulho para todos cidadãos Altaneirenses.

    ResponderExcluir
  2. Caro Prof. Rufino.

    Todos nós conhecemos sua competência e compromisso com a Educação.

    Que Deus ilumine seus novos passos.

    Um abraço do amigo e Conselheiro de Estado da Educação do Ceará,

    Prof. Francisco Cunha

    ResponderExcluir
  3. Parece que o Professor Rufino não conseguiu mostrar a competência e compromisso com a Educação decantada pelo Professor Francisco Cunha e pelo amigo Ramon, pois a insatisfação dos profissionais, neste curto espaço de tempo já era grande. Picuinhas politicas de comandados deve ser administrado pelo gestor, pois é comum para quem vem de fora. O bom gestor começa a mostrar competência superando isto.
    Não considero que o simples fato de ter sido lembrado pela atual gestão da cidade para uma pasta tão importante é e deveria ser motivo de orgulho para os cidadãos altaneirenses, pois nunca ficou certo os motivos reais do convite.
    Se o Professor realizasse uma Gestão com resultados positivos, ai sim seria motivo de orgulho para todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a equipe que vem sendo montada pelo Prefeito do Crato é gabaritada, de muita competência e já tem ações e serviços prestados em suas áreas, o que justifica tais indicações. A indicação e nomeação do Professor Joaquim Rufino a Secretário de Educação do Crato não seria para simples teste ou para ver se daria certo, o Professor foi escolhido para o cargo porque tem compromisso e competência já comprovadas na região. E é motivo de muito orgulho pra todos nós altaneirenses sim, pois nunca na história dessa terra um filho seu tinha sido convidado a assumir a pasta de secretário de educação da cidade do Crato, sem sombras de dúvidas uma das mais importantes das administrações públicas. Independente de ter continuado ou não, o Professor Joaquim Rufino demonstra que é respeitado e tem trabalhado pela educação de nossa região.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.